Sistema eletrônico ajuda PRF a combater crimes em propriedades rurais

A Polícia Rodoviária Federal colocou à disposição dos produtores um sistema eletrônico para auxiliar no combate a ações criminosas nas propriedades rurais em todo o território nacional.

 

O serviço funciona 24 horas por dia 

 

Com o nome Sinal Agro, a ferramenta tem a finalidade de agilizar a comunicação de furtos e roubos no campo, aumentando a segurança dos agricultores brasileiros.

Após receber a comunicação, a PRF analisa e valida a ocorrência, que será disparada em um raio de 200 quilômetros, por meio de um alerta nos smartphones dos policiais.

O serviço funciona 24 horas por dia.

A expectativa é que, futuramente, a ferramenta possa ser integrada a outros sistemas em funcionamento nos Estados, a fim de aumentar a cobertura no atendimento.

De acordo com a PRF, a possibilidade de recuperação de um produto de roubo ou furto é maior nas primeiras horas após a ocorrência do fato.

Dessa forma, o Sinal Agro permite, imediatamente após o registro, a comunicação imediata entre policiais rodoviários federais de todo o país.

É importante frisar que o registro no sistema Sinal Agro não substitui o Boletim de Ocorrência, que deve ser realizado na Polícia Civil.

A PRF também alerta que a falsa comunicação por meio do sistema incorre em crime previsto no Código Penal, com aplicação de multa ou pena de detenção de um a seis meses.

Para fazer o registro da ocorrência, o usuário deve acessar o site da PRF e clicar no ícone correspondente ao Sinal Agro, localizado na seção “Serviços ao Cidadão”.

O usuário deve preencher os formulários com seus dados atualizados e, na sequência, fornecer informações sobre a ocorrência, como tipo de roubo ou furto, data, hora e localização aproximada.

A Polícia Militar do Paraná, com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR, também elaborou uma cartilha sobre segurança rural.

O material com 20 páginas é um guia completo para reduzir as chances de agricultores e pecuaristas serem vítimas de criminosos.

Entre os conteúdos abordados, estão melhorias estruturais nas edificações, cercados e iluminação das áreas mais distantes de centros urbanos, além de orientações sobre o comportamento dos moradores.