Conectado com

Geral

Soja é o escudo do agro contra impacto econômico da Covid no Paraná

Ilustrativa

Num momento em que não faltam indicadores econômicos de sinal negativo, o desempenho excepcional da soja, com produção e preços recordes , em plena pandemia de coronavírus , tem garantido a circulação de dinheiro nos municípios do interior do Paraná, aliviando a pressão sobre as finanças locais.

O Valor Bruto da Produção da soja paranaense, atualizado mensalmente pelo Ministério da Agricultura, deu um salto histórico, saindo de 18 bilhões e 700 milhões de reais em 2018/19 para 29 bilhões e 700 milhões de reais no ciclo atual.

O acréscimo de 11 bilhões de reais irriga a economia de municípios fortemente dependentes da agropecuária.

Conforme o economista Luiz Eliezer, da Federação da Agricultura do Paraná , é um dinheiro que não fica retido dentro da porteira das fazendas , mas que transborda para outros setores.

Esse “transbordamento” das receitas obtidas com a leguminosa, somado ao bom desempenho do complexo de carnes, onde o Paraná respondeu por 40% do frango e 14% da carne suína exportados pelo país no primeiro semestre, chega num momento em que a Secretaria da Fazenda calcula perda de arrecadação de impostos na casa dos 3 bilhões e 600 milhões de reais, dos quais apenas 2 bilhões e 700 milhões devem ser compensados pelo governo federal.

Segundo o Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura, até junho o Paraná já embarcou 9 milhões 240 mil toneladas do grão para o exterior, 33,7% a mais do que nos primeiros meses de 2019, obtendo receita de 3 bilhões e 300 milhões de dólares.

O agro paranaense, como um todo, exportou 13 milhões e 900 mil toneladas no primeiro semestre, 16% a mais do que no mesmo período de 2019, gerando receitas de 6 bilhões e 600 milhões de reais.

De toda a movimentação de cargas no Porto de Paranaguá, a soja respondeu por 33% no semestre.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Governo vai enviar vacinas contra dengue para mais 29 municípios

Novo lote completa lista de 521 cidades que receberão o imunizante

 

O Ministério da Saúde informou que vai enviar doses de vacinas contra dengue para mais 29 municípios nos próximos dias. O novo lote vai completar a lista de 521 municípios selecionados para receber as doses até a primeira quinzena de março. Até o momento, 492 cidades já receberam os imunizantes.

A vacinação contra a dengue começou neste mês e é destinada à aplicação em crianças de 10 e 11 anos. Até o fim deste ano, a vacinação com a Qdenga, nome comercial do imunizante, será ampliada para adolescentes de 12,13 e 14 anos que moram nos 521 municípios.

Os municípios foram escolhidos para receber os primeiros lotes das vacinas por estarem localizados em áreas de com alta incidência da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que provoca infecção mais grave da doença.

A restrição de regiões que vão receber a vacinação foi feita diante das dificuldades apresentadas para produção e oferta da vacina, elaborada pelo laboratório Takeda. A partir da entrega de mais carregamentos, a vacinação será ampliada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, foram compradas 5,2 milhões de vacinas neste ano. Em 2025, serão mais 9 milhões.

A vacina Qdenga teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Em dezembro do ano passado, a pasta anunciou a incorporação do insumo no SUS.

Pelo menos seis estados já declararam situação de emergência devido aos casos registrados de dengue na população. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal estão na lista.

 

 

Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo

Geral

Cojem Marechal comemora 30 anos com legado de transformação e impacto positivo na vida de centenas de jovens

Foto: Assessoria

O Conselho do Jovem Empreendedor de Marechal Cândido Rondon (Cojem Marechal), vinculado à Acimacar, completou no sábado três décadas de existência, marcadas por uma trajetória repleta de conquistas, comprometimento e crescimento pessoal e profissional dos seus membros.

Desde sua fundação, em 1993, o Cojem tem sido um catalisador de mudanças transformadoras na vida de centenas de jovens lideranças e empresários.

Para celebrar as três décadas de fundação, o conselho organizou um café no sábado, que contou com a presença de ex e atuais membros, e lideranças da sociedade.

Paulo Grenzel, atual presidente da Acimacar, reconhece o Cojem como um pilar essencial na história da associação comercial, enaltecendo o legado de líderes que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento dos jovens no município.
O vice-presidente dos Núcleos Setoriais da Acimacar, Rodrigo Glesse, evidenciou a importância do Cojem na formação de jovens lideranças, na contribuição para o desenvolvimento da classe empresarial local e a constante transformação que os participantes experimentam ao longo de sua jornada no conselho.

Relembrando o início da jornada, Sandro Scherer, o primeiro presidente do Cojem Marechal, destacou o crescimento pessoal dos membros ao longo dos anos e o compromisso contínuo com o propósito inicial de desenvolvimento humano e empresarial.

A presidente da gestão 2023/2024, Alana Ferreira, destacou as realizações recentes do conselho, enfatizando seu papel transformador na comunidade.

Fundado em 24 de fevereiro de 1994, o Conselho do Jovem Empreendedor de Marechal Cândido Rondon completa este ano três décadas de uma trajetória dedicada ao desenvolvimento do empreendedorismo e à formação de novas lideranças.

Composto atualmente por 16 conselheiros atuantes, o Cojem tem como missão promover o fortalecimento do associativismo, integrar os jovens com a comunidade e ser uma referência de liderança empreendedora. Seus valores fundamentais incluem integridade, associativismo, crescimento contínuo, empreendedorismo, liderança, reconhecimento e comprometimento.

 

 

Continue Lendo

Geral

Lançamento do Circuito Sesc de Corridas será daqui a pouco

Sesc

Um café programado para esta segunda-feira, a partir das 9 horas, no Sesc Marechal Rondon, marcará o lançamento do Circuito Sesc de Corridas.

O técnico de atividades, Joao Zigue, revela detalhes do evento de logo mais..

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.