Conectado com

Geral

Termina hoje período de inscrição para o vestibular da Unioeste

Termina hoje o período para candidatos fazerem as inscrições para o Concurso Vestibular 2020 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, exclusivamente pela internet.

 Prova será aplicada dia 1o. de dezembro

A Universidade está oferecendo 1.230 vagas distribuídas nos cinco campi, sendo elas, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo e as provas serão realizadas no dia primeiro de dezembro.

Conforme o coordenador do Vestibular, Paulo Renan Effgen, até hoje o valor de 170 reais pode ser pago tanto nas casas lotéricas, como nas agências da Caixa Econômica Federal, além permitir o parcelamento em até duas vezes no cartão de crédito.

Durante o processo de inscrição, vale lembrar que os vestibulandos devem escolher entre inglês ou espanhol como prova para a Língua Estrangeira, no entanto, para os cursos que tenham uma língua estrangeira como matéria específica do curso, é obrigatório realizar a prova nessa língua.

Além disso, o candidato deverá escolher a cidade onde deseja realizar a prova: Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon, e também em Curitiba e Maringá.

É importante ressaltar que o candidato pode escolher qualquer cidade de prova independente do campus de funcionamento do curso escolhido.

Renan explicou também que, apesar da aplicação de provas fora de cidades-sede, algumas situações permanecem concentradas nelas, como é o caso da Banca Especial.

Devido às suas características muito peculiares e a demanda por profissionais capacitados pela Unioeste, a banca especial será aplicada somente nas cidades-sede, ou seja, e por isso não haverá constituição de banca especial nas cidades de Curitiba e Maringá.

A prova do Vestibular tem 77 questões, sendo 7 questões de cada uma das matérias, e uma prova de redação.

O conteúdo tem como base o currículo do Ensino Médio, sendo sete questões de cada matéria, nas áreas de Linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Línguas Estrangeira Moderna e Redação); Ciências Humanas e suas tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia); e Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias (Biologia, Física, Matemática e Química).

No domingo, 1o. de dezembro o acesso aos locais de provas será das 7h40 até às 8h10 no período da manhã, onde realizarão a prova de Redação e 21 questões da área de Linguagens.

O tempo de prova será de três horas.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Londrina recebe atletas para o ParaJaps

Acontecerá no próximo final de semana com inicio no dia 29 de Maio e segue até o dia 02 de Junho de 2024 em Londrina, o Jogos Parajaps – que é uma espécie de jogos abertos para pessoas com alguma tipo de deficiência. Conversamos com duas atletas e com sua treinadora que irão participar do ParaJaps representando Marechal Cândido Rondon. A Marla e a Irena, irão disputar a modalidade de arremesso de peso.

Em um bate papo com Adriana Franzmann que é a treinadora e as duas atletas rondonenses, elas falam da expectativa e ansiedade para as disputas.

 

 

Continue Lendo

Geral

Entrevista exclusiva com o COJEM

Acompanhe a entrevista completa onde as representantes do COJEM, Jaqueline Galvão, Presidente e Beatriz Strensk, Vice-presidente e Executiva, explicam um pouco sobre o que é o Conselho do Jovem Empreendedor de Marechal Cândido Rondon, quais suas metas, seus projetos, motivações e muito mais.

 

Continue Lendo

Geral

Pela primeira vez na história AMOP é presidida por uma mulher. A prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates

Nesta sexta-feira (24) a prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates, visitou os estúdios da Radio Difusora do Paraná, acompanhada do deputado estadual e líder do governo na Assembléia Legislativa, Hussein Bakri.

Cleide tem feito história sendo a primeira mulher a administrar Itaipulândia.

Outra conquista importantíssima é o fato de que pela primeira vez na história, uma mulher assume a presidência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP).

Ela é vice-presidente na diretoria que tem como presidente o prefeito rondonense Marcio Rauber, que está em férias – fora do país.

Sendo assim, Cleide Prates assumiu interinamente a presidência da AMOP.

Ouça a entrevista da prefeita e presidência da AMOP, Cleide Prates, com o jornalista Maiko Bücker.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.