Toledo desenvolve programação para comemorar o Dia de Combate ao Feminicídio

Uma mobilização pela vida das mulheres acontecerá em Toledo, nesta segunda-feira, dia 22, data instituída como Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.

A data marca o dia da morte da advogada guarapuavana, Tatiane Spitzner, em 2018.

O crime, cometido pelo marido da advogada, Luís Felipe Manvailer, que vai a júri popular por homicídio qualificado e fraude processual, estimulou o debate sobre a violência contra a mulher.

Com a aprovação do projeto de lei, essa mobilização contará com lideranças de todos os municípios paranaenses para que elas sincronizem ações de conscientização, em 22 de julho.

As ações terão início às 10h00, na Praça Willy Barth, e contará com divulgação dos serviços de atendimento às mulheres em situação de violência; ato “Nenhuma a menos – o retrato do feminicídio no Paraná”, onde serão expostas a população 82 cruzes com velas e fitas pretas representando as vítimas de feminicídio no Estado no último ano de maio de 2018 a maio de 2019.

A Lei 19.873/2019 que tornou 22 de julho o Dia D do combate ao feminicídio, foi uma proposta da deputada estadual Cristina Silvestri.

O evento é organizado pela Procuradoria Especial da Mulher e a realização será da Secretaria de Política para Mulheres de Toledo.