Toledo recebe mais 1.020 doses do imunizante contra a Covid-19

O Município de Toledo recebeu na manhã desta segunda-feira (08), mais 1.020 doses do imunizante produzido pelo laboratório CoronaVac, em parceria com o Instituto Butantan. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), recebeu mais 147.200 doses da vacina e realizou no último domingo (07), a distribuição para as 22 regionais de saúde. A 20ª Regional de Saúde de Toledo foi contemplada com mais 2.760 doses e fez a distribuição para os 18 municípios de sua área de abrangência.

Até o presente momento a cidade de Toledo já vacinou 2.692 pessoas entre profissionais da área de saúde e trabalhadores e internos dos lares e casas para idosos. Durante esta semana os toledanos que receberam a primeira dose do imunizante CoronaVac na primeira remessa que chegou à cidade em 20 de janeiro começam a receber a segunda dose da vacina.

Já o quantitativo recebido nesta segunda-feira será destinado aos profissionais de saúde que ainda não foram imunizados. Os profissionais da saúde foram divididos em 10 grupos conforme a sua exposição ao vírus. A vacinação encerrou no 9º grupo, que compreende os trabalhadores dos demais serviços ambulatoriais e hospitalares, trabalhadores atuantes em farmácias, trabalhadores que atuam em sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados (Covid-19), cuidadores domiciliares, doulas, e trabalhadores atuantes em áreas administrativas, inclusive da gerência e gestão da saúde. Na 10ª e última etapa será a vez dos dos demais serviços privados hospitalares e ambulatoriais (farmácias e clínicas, entre outros).

As doses dessa remessa que sobrarem serão destinadas ao início da vacinação para os idosos acima de 90 anos. Para a destinação aos idosos com mais de 90 anos, Toledo recebeu 574 doses. Em Toledo são 610, os idosos com 90 anos ou mais, ou seja, será possível a vacinação de boa parte desse grupo na etapa atual.

O chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Alberi Locatelli, destacou a agilidade do Governo do Estado no processo de distribuição da vacina. “No final da última semana nós recebemos a segunda dose para aqueles que tomaram no início da Campanha e agora recebemos novas doses para o encerramento da imunização dos profissionais de saúde e também para o início dessa imunização nos idosos com mais de 90 anos. Por isso temos que parabenizar o Governo do Estado pela rápida distribuição das doses e por todo o empenho nesse processo. No entanto, é preciso lembrar que ainda não temos uma previsão clara para a chegada de mais doses”.

O prefeito do Município de Toledo, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (MDB), em entrevista recente também destacou a agilidade do Governo do Estado em todo o processo de vacinação e lembrou da importância do ato de imunização. “Nós temos que destacar o rápido e efetivo trabalho do Governo do Estado em todo esse processo de imunização. Também ratificamos o nosso compromisso de iniciar a vacinação já no dia seguinte à chegada de novas doses”, destacou o gestor municipal.

A Prefeitura de Toledo deve informar ainda nesta segunda-feira como será o processo de vacinação, com locais e horários para que os idosos com mais de 90 anos sejam imunizados.

Fonte: Toledo News