Política
TSE vai excluir identificação biométrica nas eleições devido a Covid-19

Publicado em:
O Tribunal Superior Eleitoral seguirá recomendação apresentada na noite de ontem, terça-feira pelos infectologistas que prestam consultoria sanitária para as eleições municipais, e vai excluir a necessidade de identificação biométrica no dia da votação.
A medida atende recomendação de infectologistas
A decisão foi tomada pelo presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, após ouvir os médicos David Uip, do Hospital Sírio Libanês, Marília Santini, da Fundação Fiocruz, e Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein, que integram o grupo que presta a consultoria.
Técnicos do tribunal também participaram da primeira reunião da consultoria sanitária, que é prestada de forma gratuita e pretende estabelecer um protocolo de segurança, que deverá ser replicado em todas as seções eleitorais do Brasil.
Para decidir excluir a biometria, médicos e técnicos consideraram dois fatores: a identificação pela digital pode aumentar as possibilidades de infecção, já que o leitor não pode ser higienizado com frequência; e aumenta as aglomerações, uma vez que a votação com biometria é mais demorada do que a votação com assinatura no caderno de votações.
Muitos eleitores têm dificuldade com a leitura das digitais, o que aumenta o risco de formar filas.
A questão deverá ser incluída nas resoluções das Eleições 2020 e levada a referendo do plenário do TSE após o recesso do Judiciário.
Ficou definido também na reunião que a cartilha de recomendação sanitária para o dia da eleição levará em conta cuidados para: eleitores (com regras diferenciadas para os que têm necessidades especiais); mesários; fiscais de partido; higienização do espaço físico das seções; policiais militares e agentes de segurança; movimentação interna de servidores e colaboradores no TSE e Tribunais Regionais Eleitorais; populações indígenas/locais de difícil acesso; e população carcerária.
O grupo deve se reunir semanalmente para definir as regras e a cartilha de cuidados.
Durante a reunião, os três médicos afirmaram ter a avaliação de que, em novembro – quando ocorrerá a eleição – a situação da pandemia estará em condição bastante inferior à registrada atualmente.
O objetivo do grupo será “proporcionar o mais alto grau de segurança possível para os eleitores, mesários e demais colaboradores da Justiça Eleitoral” por conta da pandemia da Covid-19.

Geral
Sperafico assume hoje seu 7º mandato como deputado federal

Publicado em:
Os 513 deputados federais eleitos no ano passado tomam posse e elegem o novo presidente da Câmara nesta quarta-feira , 1º de fevereiro.
Por enquanto, há dois candidatos ao comando da Casa: o atual presidente Arthur Lira e o deputado eleito pelo Psol Rio de Janeiro, Chico Alencar .
A posse dos eleitos está marcada para às 10 horas, mas a eleição da mesa diretora começará às 16h30.
Arthur Lira tem amplo favoritismo e seus aliados esperam que ele se reeleja com quase 90% dos votos.
O atual presidente da Câmara conseguiu formar uma aliança com partidos da direita à esquerda para apoiar sua reeleição , incluindo o PT do presidente Lula .
Ainda é possível que haja outro candidato além de Lira e Alencar, já que as candidaturas podem ser registradas até as 15 horas e 30 minutos.
Quem retorna ao Congresso Nacional, para cumprir seu 7º mandato é Dilceu Sperafico, que reafirma seu compromisso com a região e o Paraná como deputado federal…..
No Senado Federal, a sessão de posse está marcada para as 15 horas e em seguida ocorrerá a eleição da Mesa, para escolha do presidente.
Na sessão de amanhã, quinta-feira pela manhã, ocorrerá a escolha dos demais cargos da mesa.
Até o momento, apenas o senador Eduardo Girão, do Podemos, oficializou candidatura mas o atual presidente, Rodrigo Pacheco, do PSD, também é candidato e tem o apoio do PDT, PT, Rede e MDB.
O terceiro candidato é Rogério Marinho, do PL, que tem o apoio do PP e do Republicanos.
Amanhã às 15 horas, o Senado fará a sessão solene de abertura dos trabalhos do Legislativo, quando será lida a mensagem enviada pelo presidente Lula, que pode ir pessoalmente ao Congresso ou enviar a mensagem pelo ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa.
Geral
Iniciada a preparação para a pavimentação asfáltica de mais de R$ 7 milhões em Iguiporã

Publicado em:
Todas as ruas da sede do distrito serão beneficiadas
A empresa Construmaq Pavimentações LTDA, vencedora do processo licitatório, iniciou nesta semana os trabalhos de preparação de ruas no distrito de Iguiporã, que receberão pavimentação asfáltica. A obra demandará investimentos de R$ 7.259.279,43, com recursos próprios da prefeitura de Marechal Cândido Rondon.
Todas as ruas da sede do distrito serão beneficiadas. O pavimento asfáltico existente será recapado. Haverá também o recape asfáltico das ruas que possuem pedras irregulares e pavimento asfáltico novo em várias vias. No total, 42.371,69m² serão asfaltados.
Fonte: Assessoria
Geral
Prefeito em exercício de Pato Bragado cumpre agenda e garante recursos em Curitiba

Publicado em:
O prefeito em exercício de Pato Bragado, John Nodari, cumpre agenda nesta semana, no Governo do Estado, em Curitiba.
Diversos encontros já acontecerão, incluindo reuniões na Secretaria de Segurança Publica e na pasta da saúde…..