Geral
Ultima semana para a atualização cadastral do rebanho paranaense

Publicado em:
Nos municípios da Adapar/Rondon faltam atualizar 472 proprietários
Termina no próximo dia 20, sexta-feira, o prazo para os pecuaristas do Paraná atualizarem seus rebanhos junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná.
Há cinco dias da finalização da campanha de atualização de rebanhos no Paraná, os resultados parciais são de 72,6% de comprovação.
As espécies com maior índice de comprovação são a bubalina, com 91,8% e bovina, com 81,1%.
Nos municípios da área de ação da unidade da Adapar em Marechal Cândido Rondon , até o momento os números são os seguintes:
Entre Rios do Oeste – dos 267 produtores, 240 atualizaram, faltando 27.
Quatro Pontes; de 399, já estão em dia 353, faltando 46.
Pato Bragado – 340 proprietários, 274 atualizaram, faltam ainda 66.
Mercedes – de 536 proprietários 521 atualizaram e faltam 15
Marechal Cândido Rondon , dos 1952 proprietários, 1634 atualizaram cadastro.
Faltam portanto – 318.
No geral, dos quatro municípios, dos 3.494 proprietários 3022 atualizaram e ainda deverão fazer o procedimento]
Isso significa 86,49% de atualizações.
Faltam 472 que poderão comparecer na Adapar até a próxima sexta-feira.
Trata-se de um processo novo, que abrange todas as espécies animais com interesse econômico.
O sistema utilizado na campanha, desenvolvido pela Celepar, tem passado por melhorias e adequações, tanto para facilitar o processo para o produtor rural, como para os gestores do processo.
O produtor rural que não realizar a atualização dentro do prazo estipulado pela Adapar, poderá ser autuado e multado, além de não poder movimentar seus animais, por ter bloqueado o processo de emissão da Guia de Trânsito Animal – GTA.

Geral
Mariana Germano Pereira Wille é eleita Miss Pato Bragado 2023
Concurso foi realizado nesta sexta (17)

Publicado em:
A jovem Mariana Germano Pereira Wille foi eleita na noite desta sexta-feira (17) Miss Pato Bragado 2023.
O concurso de Miss foi o ponto alto do primeiro dia de festejos do aniversário do município, que comemora 30 anos de emancipação.
Junto com o aniversário, acontecerá também no domingo a 33º edição do concurso de assadores da festa nacional do cupim assado.
O resultado final foi de Mariana Germano Pereira Wille eleita Miss Pato Bragado; 1º princesa Ana Paula Bressan que foi eleita também Miss Fotogenia; e 2º princesa Carolina Diniz Wurfell.
Com o voto das seis candidatas, foi eleita miss simpatia Geovana Matuchaki Damiani.
Geral
Carreta pega fogo na BR-163 em Mercedes

Publicado em:
Uma carreta bitrem pegou fogo na tarde desta sexta-feira (17), na BR-163, saída de Mercedes para Marechal Rondon.



Geral
2023 é ano de expectativas para o setor cooperativista

Publicado em:
Na exposição que fez aos participantes da pré-assembleia da Ocepar nesta semana em Palotina, o presidente da C-Vale, Alfredo Lang, manifestou sua expectativa sobre o que 2023 vai reservar para o agro e para o cooperativismo brasileiro.
Em 2022 o faturamento da C-Vale somou 22 bilhões 690 milhões de reais, 20% a mais na comparação com 2021, possibilitando uma distribuição de sobras da ordem de 107 milhões de reais.
Apesar das dificuldades enfrentadas, a exemplo das demais cooperativas do Estado por conta das adversidades climáticas, a C-Vale segundo seu presidente está otimista neste ano em que comemora seus 60 anos de fundação…