Unioeste organiza VII Simpósio Estado e Poder em Marechal Rondon

De 30 de setembro a 3 de outubro acontece na Unioeste de Marechal Cândido Rondon o VII Simpósio Estado e Poder.

O evento ocorre desde 2007, tem periodicidade bianual e âmbito nacional.

A temática central desta edição, “Direitos, democracia e lutas sociais em tempos de crise”, propõe um amplo conjunto de questões históricas fundamentais para analisar, mas, ao mesmo tempo, enfrentar os problemas de nosso tempo.

São analises históricas e de várias leituras das ciências sociais sobre os pilares institucionais dos regimes democráticos, bem como a crise histórica da democracia burguesa; as experiências e processos históricos de regimes neoliberais, ditatoriais e fascistas, assim como seus recentes desdobramentos na ascensão e fortalecimento de movimentos e partidos de extrema-direita.

Serão duas conferências com professores de renome internacional, seis mesas redondas e cerca de uma centena de trabalhos acadêmicos sendo apresentados e abertos à discussão científica.

Alguns dos temas que serão tratados são: as resistências e lutas históricas do conjunto da classe trabalhadora e dos movimentos sociais em suas diferentes matrizes; as lutas de trabalhadores sem terra; as lutas pela moradia e por direitos sociais, assim como as lutas contra as opressões desenvolvidas por movimentos de mulheres, negros, LGBT, indígenas, imigrantes e refugiados.

São lutas que confrontam as diversas formas de exploração, expropriação e opressão produzidas e reproduzidas pelo sistema capitalista e agravadas em tempos de crise.

O evento é de especial interesse a estudantes, professores, profissionais das humanidades, e também ao público geral interessado em uma visão crítica da realidade.

Este já é o sétimo evento sediado no Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

A Linha de Pesquisa Estado e Poder atua no Programa de Pós Graduação da Unioeste e estará, durante o evento, realizando bancas de defesa de trabalhos de pós Graduação.

As atividades são abertas ao público em geral e, para ter certificação, é preciso realizar a inscrição através do sistema de eventos.