Universidades paranaenses vão engrossar movimento de protesto das federais.

Mobilização está marcada para dia 18 de março

Após o Carnaval, os sindicatos que representam servidores das universidades federais do Paraná convocarão assembleias para decidir se param no dia 18 março, quando acontecerá uma mobilização nacional, já aprovada durante o 39º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

O prazo para a realização da assembleias é 13 de março, segundo informações da Associação dos Professores da Federal.

Não só professores, mas técnicos e servidores em geral da Universidade Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana , Unila, devem engrossar o coro do movimento.

As universidades tem reivindicações próprias contra a defasagem salarial e a precarização do ensino superior e nos institutos federais.

Em alguns estados, como Rio de Janeiro, universidades estaduais já deliberaram a favor da participação da paralisação do dia 18 e o mesmo pode acontecer no Paraná.

Servidores das universidades estaduais de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Oeste do Estado também devem definir o assunto após o feriado de carnaval em assembleia.