415 pecuaristas ainda não cadastraram rebanhos na ADAPAR de MaL Rondon

Na área de atuação da Agência de Defesa Agropecuária, unidade de Marechal Cândido Rondon, 415 pecuaristas ainda não atualizaram o cadastro de seus rebanhos.

 

Há cinco dias do prazo final, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná anunciou nesta quinta feira que apenas 63,5% das propriedades rurais de todo o Estado já tiveram seus rebanhos atualizados.

Jussara, Matinhos, Ourizona, Pontal do Paraná, São Carlos do Ivaí, São Jorge do Ivaí, São Manoel do Paraná e Tunas do Paraná atingiram 100% e outros 28 municípios estão acima de 90% e 46 acima de 80%.

Os piores classificados são Porto Amazonas (30%), Campo Magro (25,8%), Quatro Barras (22,8%), Mandirituba (20,5%) e Colombo (13,9%), todos na região da Capital, além de Curitiba (28,7%).

A partir de 1º de julho, os produtores e criadores que não estiverem com o registro atualizado no sistema da Adapar terão negada a emissão da Guia de Trânsito Animal, impossibilitando movimentação entre propriedades ou no transporte para abate.

Além disso, o proprietário poderá ser multado em 10 Unidades Padrão Fiscal: o valor da multa é de R$ 1.135,40 por propriedade.

A atualização é fundamental para auxiliar a vigilância sanitária e garantir a manutenção do status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação.

A atualização é exigida para todas as espécies animais existentes na propriedade, no caso, bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho-da-seda.

Nos municípios da área de atuação da unidade da Adapar de Marechal Cândido Rondon 415 produtores ainda não atualizaram os números, embora só faltem cinco dias para o final do prazo.

São 25 de Entre Rios do Oeste; 32 de Pato Bragado; 69 de Mercedes; 65 de Quatro Pontes e 224 de Marechal Cândido Rondon.

O médico-veterinário da Adapar, Loreno Egídio Taffarel, procura sanar algumas dúvidas de parte dos pecuaristas…..