20ª Regional de Saúde de Toledo tem 05 pacientes na fila de espera por leitos de UTI Covid-19

A pandemia causada pelo Novo Coronavírus (Covid-19) segue apresentando um momento crítico em Toledo e região. Esse momento é evidenciado pela lotação dos leitos de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19. Aliado a isso, a 20ª Regional de Saúde de Toledo tem cinco pacientes aguardando por leitos de UTI Covid-19 e nove cidadãos esperando por vagas de enfermaria, o que totaliza 14 pessoas na fila de espera por leitos hospitalares.

Na 20ª Regional de Saúde de Toledo são 62 leitos de UTI Covid-19, sendo que todos estão ocupados atualmente. Os 62 leitos estão divididos entre o Hospital Bom Jesus, em Toledo, o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, e o Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina. Essas unidades atendem exclusivamente os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Outros aspectos que demonstram o momento difícil é a lotação dos leitos de UTI Covid-19 nos hospitais particulares e convênios. Os leitos de UTI geral também estão lotados ou próximos disso em várias unidades hospitalares.

O Pronto Atendimento Municipal (PAM) é outra unidade que vem sofrendo com o momento crítico. O PAM está próximo do esgotamento de sua capacidade de atendimento, com insumos, medicamentos e profissionais escassos.

Outros dados que demonstram uma situação preocupante são os índices de novos casos e óbitos relacionados ao vírus. Nos mês de junho a cidade de Toledo teve 2.565 novos casos e 55 óbitos decorrentes da enfermidade.

 

Macrorregião Oeste

Na Macrorregião Oeste, que é composta pelas regionais de saúde de Pato Branco; Francisco Beltrão; Toledo; Foz do Iguaçu; e Cascavel a situação segue delicada. Os principais indicativos disso são os leitos de UTI Covid-19 lotados no SUS, hospitais particulares e convênios, além da proximidade de lotação dos leitos de UTI geral de vários hospitais.

A Macrorregião Oeste conta com 17 cidadãos esperando por leitos de UTI Covid-19 e com 31 pessoas aguardando por vagas de enfermaria. No total são 48 pacientes na fila de espera por leitos hospitalares.

Fonte: Toledo News