Pioneira de Marechal Rondon morre após um mês do falecimento do esposo

Sentindo o peso da idade, como também saudades de seu eterno marido Osvino Ernesto Wolfart, que faleceu há quase um mês, a pioneira rondonense Francisca Vilma Wolfart, morreu hoje (23) aos 98 anos de idade.

A dona Francisca foi internada há uma semana no Hospital Marechal Rondon, passou a se alimentar somente através de sonda e faleceu por volta das 03h30 da madrugada desta terça-feira.

Pessoas próximas a ela revelam que sua saúde sofreu maiores complicações a partir do dia 27 de maio, quando seu marido Osvino, com quem viveu cerca de sete décadas, acabou padecendo aos 97 anos.

No período em que completou 65 anos de união matrimonial, o casal Wolfart foi entrevistado em “A Personalidade da Semana”, ocasião em que contou parte de sua história de pioneirismo.

Osvino e Francisca Wolfart chegaram de mudança a então Vila de General Rondon no dia 07 de junho de 1952, procedentes da então localidade de Arabutã, em Santa Catarina.

O casal residiu na atual cidade de Marechal Cândido Rondon e em 21 de março de 1956 transferiu residência para uma chácara localizada próximo da sede distrital de Iguiporã.

Enquanto a esposa atuou nas atividades domésticas, o senhor Osvino foi carpinteiro, ajudante e mestre de obras de muitas obras pioneiras em General Rondon, como o Hospital e Maternidade Filadélfia.

Ao final da vida, o casal pioneiro de Marechal Cândido Rondon residia na cidade de Pato Bragado.