Coronavirus: Congresso vai votar MP que cria a quarentena sanitária no Brasil

O Ministério da Saúde descartou nesta segunda-feira o caso suspeito do Novo Coronavírus no Paraná, depois de investigação específica de amostra coletada.

O caso já havia sido descartado clinicamente e nos primeiros exames feitos pelo Estado na semana passada.

Eram dois casos suspeitos, uma mulher que voltou de uma viagem à China, e de um trabalhador de passagem pela Capital que também vinha da China.

Um dos casos foi descartado quando se verificou que seria um caso de gripe. O outro esperou pelos exames.

Apesar de não haver casos confirmados da doença no País, até o momento, por medida de precaução o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, assinou, ontem, a resolução ativando oficialmente o Centro de Operações em Emergências com o objetivo de definir as estratégias e procedimentos para o enfrentamento da situação epidemiológica relacionada ao Novo Coronavírus.

O COE reúne 16 áreas da Secretaria da Saúde do Paraná e organiza, desde o dia 27 de janeiro, as ações e as informações sobre a situação de possíveis casos e notificações, no Estado, incluindo a avaliação de risco do evento, com base em critérios predefinidos pelo Ministério da Saúde.

O grupo reúne é coordenado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Paraná.

O Ministério da Saúde descartou ontem o caso suspeito no Paraná, depois de investigação específica de amostra coletada.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Portos do Paraná realizaram ontem uma série de reuniões com a Marinha, Regional de Saúde, Samu, Hospital Regional do Litoral, empresas, armadores e operadores portuários, sobre o novo coronavirus.

O encontro esclareceu a definição de caso suspeito adotada pelo Ministério da Saúde e ressaltou a importância dos planos de contingência e da articulação entre órgãos de governo, porto, entidades e profissionais para o enfrentamento da doença.

De acordo com o balanço divulgado pela China no começo da noite de ontem haviam 19.700 casos de coronavírus confirmados e 426 mortes pelo vírus.

Outras 475 pessoas foram curadas e receberam alta hospitalar.

Ao todo, 146 casos foram detectados fora da China e uma morte ocorreu fora do território chinês, nas Filipinas.