Professores da rede estadual vão paralisar atividades na próxima segunda-feira.

No dia 03 haverá nova assembléia para decidir sobre a continuidade da greve.

Professores da rede estadual do Paraná aprovaram em assembleia realizada no sábado, em Curitiba, uma greve geral marcada para o início de dezembro.

O presidente da APP, Hermes Leão, disse que no dia 2 de dezembro, próxima segunda-feira, os professores cruzam os braços e no dia 3, terça, haverá um ato em Curitiba e também uma assembleia em que a categoria avaliará se a paralisação vai continuar.

A greve poderá continuar por mais dias, dependendo da resposta do governo do Estado.

A mobilização é por conta da proposta do governador Ratinho Junior para a reforma da previdência do Paraná.

A PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que já está na Assembleia Legislativa prevê uma alíquota de 14% de contribuição dos servidores ativos e aposentados; idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 para homens além de 25 anos de contribuição, 10 anos de serviço público e cinco no cargo de aposentadoria.

Também está na pauta mudanças no processo de distribuição de aulas; defesa da escola pública; manutenção do Ensino Médio noturno para todas as séries.

Hermes também fala em “quebra de compromissos” firmados pelo governo, como a de que haveria amplo debate com as categorias: até agora, o governo não recebeu nenhuma categoria.

As aulas do Estado devem terminar dia 18 de dezembro, com conselhos de classes marcados para o dia 13 de dezembro.

Há uma mobilização de várias categorias do funcionalismo se engajando pela greve, como as universidades do Estado.