A menos de 10 dias para o fim da Campanha de Atualização do Rebanho no Estado, apenas 15% dos produtores rurais já prestaram as informações necessárias à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná.
Dos 244.500 produtores que precisam fazer o cadastro, somente 36.800 já cumpriram com a obrigação, ou seja, 15% do total.
No total ainda faltam 207.600 pecuaristas e a penalidade para quem não fizer o cadastro inclui bloqueio das atividades pecuárias e multa.
Por enquanto as regionais que mais fizeram cadastros são as de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, Guarapuava e Francisco Beltrão.
O prazo para fazer a atualização do rebanho começou a correr no dia 1º de novembro e vai até o último dia deste mês .
O procedimento é obrigatório para todos aqueles que tenham animais com interesse econômico no Estado e isso vale, portanto, para todas aquelas atividades que necessitam da chamada Guia de Trânsito Animal .
A exigência do cadastro foi implantada como parte das ações que substituem a vacinação obrigatória de bovinos e bubalinos contra febre aftosa.
A Instrução Normativa 47, da Adapar, previu a suspensão da vacina para esses dois grupos de animais, que acontecia em duas fases anualmente.
O médico veterinário da Adapar em Marechal Cândido Rondon, Loreno Egidio Tafarel, reforça a campanha e alerta para o prazo final que é 30 de novembro..