Conectado com

Agricultura

Conab atualiza números relativos a safra brasileira de grãos.

números chegam a 242 milhões e 100 mil toneladas

O Brasil fechou a safra 2018/19 de grãos e oleaginosas com uma produção recorde de 242 milhões e 100 mil toneladas, contando com um crescimento das colheitas de milho e algodão.

A estimativa foi divulgada hoje pela manhã pela Companhia Nacional de Abastecimento.

Conforme a Conab, a safra brasileira cresceu 6,4% ante a temporada passada, com colheitas históricas de algodão e milho, já que a produção de soja, principal cultura do país, caiu ante o recorde de 2017/18.

No caso do algodão, a pesquisa realizada pela estatal revelou um crescimento de 35,9% na produção, com volume estimado de 2 milhões e 700 mil toneladas da pluma.

Já a colheita total de milho foi projetada em quase 100 milhões de toneladas, com aumento na segunda safra de 36,9%, para recorde de 73 milhões e 800 toneladas.

Dessa forma, o Brasil poderá exportar um recorde de 35 milhões de toneladas, ante cerca de 24 milhões na temporada passada.

A Conab elevou em 500 mil toneladas sua projeção de embarques ante levantamento de agosto.

A soja, por sua vez, sofreu redução de 3,6% na colheita, atingindo 115 milhões de toneladas, com problemas de seca no Paraná e Mato Grosso do Sul, principalmente.

Ainda assim, foi a segunda maior safra da oleaginosa da história do Brasil.

A exportação de soja foi estimada em 70 milhões de toneladas, ante recorde de 83 milhões e 300 mil toneladas no ano anterior.

A produção de trigo, em processo de colheita, foi estimada em 5 milhões e 400 toneladas, praticamente estável ante a previsão de agosto e em relação à safra passada.

A Conab prevê importações de trigo pelo Brasil de 7 milhões e 200 mil toneladas, estável ante agosto, mas um aumento na comparação com as 6 milhões e 700 mil toneladas vistas em 2018.

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Compost Barn é tema de palestra hoje na Semana de Zootecnia da Unioeste

A programação da Semana Acadêmica de Zootecnica, no campus da Unioeste em Marechal Cândido Rondon, iniciada pela manhã com a mesa redonda “ Conflitos da área atuação e/ou responsabilidade do zootecnista no mercado de trabalho”, segue até o final da tarde de amanhã.

Logo mais 13 horas e 30 minutos, o medico veterinário Sandro Viechniesi, vai palestra sobre o tema “Compost Barn”.

A técnica consiste em um sistema que Barn visa reduzir custos de implantação e manutenção, melhorar índices produtivos e sanitários dos rebanhos e possibilitar o uso correto de dejetos orgânicos provenientes da atividade leiteira.

A palestra é gratuita e vai acontecer no auditório do Tribunal do Juri do campus local da Unioeste.

Continue Lendo

Agricultura

Só 15% dos produtores rurais do Estado atualizaram cadastros na Adapar

A menos de 10 dias para o fim da Campanha de Atualização do Rebanho no Estado, apenas 15% dos produtores rurais já prestaram as informações necessárias à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná.

Dos 244.500 produtores que precisam fazer o cadastro, somente 36.800 já cumpriram com a obrigação, ou seja, 15% do total.

No total ainda faltam 207.600 pecuaristas e a penalidade para quem não fizer o cadastro inclui bloqueio das atividades pecuárias e multa.

Por enquanto as regionais que mais fizeram cadastros são as de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, Guarapuava e Francisco Beltrão.

O prazo para fazer a atualização do rebanho começou a correr no dia 1º de novembro e vai até o último dia deste mês .

O procedimento é obrigatório para todos aqueles que tenham animais com interesse econômico no Estado e isso vale, portanto, para todas aquelas atividades que necessitam da chamada Guia de Trânsito Animal .

A exigência do cadastro foi implantada como parte das ações que substituem a vacinação obrigatória de bovinos e bubalinos contra febre aftosa.

A Instrução Normativa 47, da Adapar, previu a suspensão da vacina para esses dois grupos de animais, que acontecia em duas fases anualmente.

O médico veterinário da Adapar em Marechal Cândido Rondon, Loreno Egidio Tafarel, reforça a campanha e alerta para o prazo final que é 30 de novembro..

 

Continue Lendo

Agricultura

Rondonenses vão participar do encerramento do curso de Empreendedor Rural

Nesta sexta-feira acontece o grande evento do empreendedorismo rural paranaense, quando milhares produtores irão se reunir no Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba .

Na ocasião, serão anunciados os projetos vencedores do Programa Empreendedor Rural 2019, parceria entre Sistema FAEP/SENAR-PR, Sebrae e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná.

Neste ano, a programação do evento segue o tema “Liderança Rural”, com o objetivo de ressaltar a importância da representatividade no campo e discutir as relações entre poder de liderança e iniciativa empreendedora.

Está programada uma palestra com o pesquisador Zander Navarro, mestre em sociologia rural e doutor em sociologia, que atua em áreas como desenvolvimento agrário e rural e organizações rurais.

Navarro irá abordar os desafios e oportunidades da agropecuária brasileira, temas que se refletem em algumas de suas publicações, como:“A agricultura brasileira: desempenho, desafios e perspectivas”; “Agricultura familiar: é preciso mudar para avançar”; e “O mundo rural no Brasil do século 21: a formação de um novo padrão agrário e agrícola”.

Está prevista no evento, ainda, a presença do vice-governador do Paraná e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, Darci Piana; do diretor superintendente do Sebrae-PR, Vitor Roberto Tioqueta; e do presidente da Fetaep, Marcos Brambilla.

A temática do evento está conectada com o Programa de Sustentabilidade Sindical do Sistema FAEP/SENAR-PR, iniciativa que vem promovendo uma série de estratégias para a formação de novos protagonistas do campo e o estreitamento dos elos do sistema associativo.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, um ônibus partirá hoje a noite para levar produtores locais ao evento…..

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.