Geral
Conab divulga quinto levantamento da safra brasileira de grãos

Publicado em:
Estimativa aumenta para 251 milhões de toneladas
A produção de grãos no Brasil novamente supera as previsões de boa safra, como mostram os resultados do quinto levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento.
As lavouras de soja e milho, principalmente, impulsionam o volume total de grãos para mais um recorde histórico, com estimativa de 251 milhões e 100 mil toneladas, com variação de 3,8% sobre a safra passada e ganho de 9 milhões e 100 mil toneladas.
O anúncio foi feito nesta terça-feira , em Brasília.
Para área total, espera-se um incremento de 2,5%, alcançando cerca de 64 milhões e 800 mil hectares e acréscimo de 1 milhão e 600 mil hectares.
O que marca esta previsão são as boas condições climáticas que favorecem a recuperação das lavouras, abatidas na última temporada pela estiagem nos estados de maior produção.
As culturas de primeira safra estão respondendo por 45 mil e 600 hectares, enquanto que as de segunda, terceira e de inverno, por 19 mil e 300 hectares.
As lavouras de soja, que ocupam uma área 2,6% maior, começam a ser colhidas com uma boa produtividade, mantendo a tendência de crescimento das últimas safras.
A produção estimada é de 123 milhões e 200 mil toneladas da oleaginosa, o que também representa um recorde na série histórica, graças à melhoria da distribuição das chuvas que sacrificaram a semeadura no início do plantio de muitos estados.
Em Mato Grosso, maior produtor nacional, a colheita já está 25% finalizada, enquanto que em Mato Grosso do Sul e Goiás está no estágio inicial.
A produção do milho de primeira, segunda e terceiras safras devem alcançar algo próximo a 100 milhões de toneladas, com um crescimento de 0,4%.
A estimativa de área do milho primeira safra é de 4 milhões 250 mil hectares, 3,4% maior que o da safra 2018/19.

Geral
Mariana Germano Pereira Wille é eleita Miss Pato Bragado 2023
Concurso foi realizado nesta sexta (17)

Publicado em:
A jovem Mariana Germano Pereira Wille foi eleita na noite desta sexta-feira (17) Miss Pato Bragado 2023.
O concurso de Miss foi o ponto alto do primeiro dia de festejos do aniversário do município, que comemora 30 anos de emancipação.
Junto com o aniversário, acontecerá também no domingo a 33º edição do concurso de assadores da festa nacional do cupim assado.
O resultado final foi de Mariana Germano Pereira Wille eleita Miss Pato Bragado; 1º princesa Ana Paula Bressan que foi eleita também Miss Fotogenia; e 2º princesa Carolina Diniz Wurfell.
Com o voto das seis candidatas, foi eleita miss simpatia Geovana Matuchaki Damiani.
Geral
Carreta pega fogo na BR-163 em Mercedes

Publicado em:
Uma carreta bitrem pegou fogo na tarde desta sexta-feira (17), na BR-163, saída de Mercedes para Marechal Rondon.



Geral
2023 é ano de expectativas para o setor cooperativista

Publicado em:
Na exposição que fez aos participantes da pré-assembleia da Ocepar nesta semana em Palotina, o presidente da C-Vale, Alfredo Lang, manifestou sua expectativa sobre o que 2023 vai reservar para o agro e para o cooperativismo brasileiro.
Em 2022 o faturamento da C-Vale somou 22 bilhões 690 milhões de reais, 20% a mais na comparação com 2021, possibilitando uma distribuição de sobras da ordem de 107 milhões de reais.
Apesar das dificuldades enfrentadas, a exemplo das demais cooperativas do Estado por conta das adversidades climáticas, a C-Vale segundo seu presidente está otimista neste ano em que comemora seus 60 anos de fundação…