Dia Internacional da Pessoa com Deficiência reforça a importância da inclusão e da garantia de direitos

Celebrado mundialmente em 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com o propósito de promover a inclusão, ampliar a conscientização e fortalecer os direitos das pessoas com deficiência em todo o mundo. A iniciativa busca estimular o debate sobre acessibilidade, igualdade de oportunidades e respeito à diversidade, destacando os desafios enfrentados por mais de um bilhão de pessoas que possuem algum tipo de deficiência, seja física, intelectual, sensorial ou múltipla.

Em alusão à data, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), promoveu na manhã desta quarta-feira (03) uma reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDER). Durante o encontro, os integrantes do conselho discutiram pautas importantes para o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao segmento. Após as deliberações, foi realizada uma confraternização com os participantes.

Segundo a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Andria Backes, a inclusão é um compromisso diário da administração municipal. “Neste dia, renovamos o compromisso de promover autonomia, dignidade e respeito às pessoas com deficiência”, afirmou Andria.

A data reforça a importância de ações contínuas que promovam autonomia, respeito e dignidade às pessoas com deficiência. Também convida toda a sociedade a refletir sobre o papel de cada cidadão na construção de ambientes mais acessíveis, acolhedores e inclusivos.

A prefeitura reafirma seu compromisso em promover iniciativas que ampliem a acessibilidade e garantam condições de participação plena a todos os moradores, contribuindo para uma cidade cada vez mais justa e inclusiva.