Secretário de Educação detalhou mudança na grade curricular a vereadores
Reunião realizada na manhã de hoje (02), na Câmara de Vereadores, tratou sobre a mudança da grade curricular nas escolas municipais de Marechal Cândido Rondon. A partir do próximo ano, as turmas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental contarão com a disciplina de Robótica, atendendo a uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com a administração rondonense.
O encontro desta manhã foi de iniciativa do Poder Legislativo, através do presidente da Comissão de Educação, Cultura, Saúde, Bem-Estar Social e Ecologia, vereador Fernando Nègre, que convidou o secretário municipal de Educação, João Klein, juntamente com diretores da pasta, para explicarem de que forma será feita a inclusão da nova disciplina.
Também participaram os vereadores Welyngton Alves da Rosa (Coronel Welyngton) e Tania Maion, e assessores parlamentares. Na avaliação dos vereadores, a mudança na grade curricular é entendida de modo positivo, e tem o apoio da Casa de Leis.
Objetivos
Entre os objetivos da disciplina de Robótica estão desenvolver nas crianças o pensamento computacional. Ou seja, analisar problemas, identificar padrões e criar uma sequência lógica de passos para a solução; estimular a criatividade e a inovação; e fomentar o trabalho em equipe.
Conforme João Klein, a mudança curricular foi amplamente discutida de forma técnica pela equipe de coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.
Dentro da programação definida para permitir a inclusão das aulas de Robótica, os conteúdos até então trabalhados na disciplina de Educação Ambiental serão incluídos na de Ciências. Já para trabalhar em sala de aula o novo conteúdo, os professores passarão por formação a partir do início do próximo ano, de modo continuado.
Por outro lado, o secretário de Educação anunciou que, como forma de ampliar o conteúdo referente à educação ambiental, a partir de 2026 as escolas municipais terão acesso ao Programa de Incentivo ao Uso Consciente da Água (Proágua), em parceria com o Saae.
“O objetivo é destacar a importância da água e promover a conscientização sobre o uso responsável deste recurso, abordando também o funcionamento das estações de tratamento de água e esgoto no município”, detalhou João Klein.
