Conectado com

Economia

Estado lança programa para melhorar iluminação pública nos municípios

AEN

Com a parceria da Copel, o Governo do Estado lançou nesta quinta-feira o Programa Ilumina Paraná, que vai permitir que municípios modernizem os sistemas de iluminação pública, aumentando a segurança e reduzindo a conta de energia elétrica.

O programa foi apresentado aos prefeitos que estavam no evento Governo 5.0, que acontece esta semana em Foz do Iguaçu, e resulta de uma parceria entre Paranacidade, Fomento Paraná, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, BRDE, e Copel.

O programa envolve uma maior eficiência energética da iluminação pública em municípios com até 10 mil pontos de iluminação, por meio de linhas de crédito do BRDE e Fomento Paraná, no valor de 100 milhões de reais.

Camila Scucato, diretora de operações do Paranacidade, que coordena o programa, afirmou que o Ilumina Paraná representa um grande avanço de gestão de iluminação e sustentabilidade.

 

Aos municípios que podem participar do financiamento, o programa vai oferecer a substituição de lâmpadas e luminárias convencionais por modelos mais eficientes.

O programa também contempla a remoção e descarte adequado dos equipamentos existentes e, se necessário, a substituição dos braços de fixação das luminárias. Municípios que tenham interesse no programa devem formalizar adesão na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas.

Posteriormente, o município escolherá um agente financeiro e promoverá licitação para contratar a instalação do novo sistema.

Cássio Santana da Silva, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Copel, destacou que a companhia vai prestar suporte técnico para as cidades participantes..

 

Continue Lendo
Publicidade

Economia

IPVA pode ser pago em todos os bancos e casas lotéricas a partir de hoje

Vencimento do tributo é de acordo com o final da placa do veículo.

Começou nesta quinta-feira, de acordo com o final da placa do veículo, o vencimento do IPVA – Imposto sobre Circulação de Veículos Automotores, que pode ser recolhido em qualquer banco e também casas lotéricas.

A ficha de compensação está disponível no site da Secretaria da Fazenda.

Quem optar pelo pagamento parcelado em três vezes deve seguir o calendário que também está disponível na página da secretaria.

Há sete bancos credenciados para recolher o IPVA – Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop.

Nestas instituições, com exceção do Banco do Brasil, é possível fazer o recolhimento apenas apresentando o número do Renavan, tanto no caixa interno do banco como no caixa automático.

Quem perder a data de pagamento pode seguir o mesmo procedimento para pagar com atraso.

Será cobrada multa de 0,33% ao dia mais a taxa Selic.

Depois de um mês de atraso a multa é de 10% mais a taxa Selic

O site da Secretaria da Fazenda também permite a consulta de débitos em atraso.

O recolhimento do IPVA é obrigatório para que o Detran emita o licenciamento do veículo, documento que o motorista deve portar em todas as situações.

Em caso de não estar em dia o veículo pode ser apreendido pelo agente de trânsito.

 

Continue Lendo

Economia

Sicredi não cobrará tarifa de cheque especial

Assessoria

Comprometido com o crescimento de seus mais de 4 milhões de associados pelo Brasil, o Sicredi, instituição financeira pioneira do cooperativismo de crédito no Brasil, optou por não cobrar a tarifa mensal de 0,25% para limite de cheque especial acima de R$ 500 reais, que passou a valer desde o dia 6 de janeiro, com autorização do Banco Central.

A tarifa é uma alternativa criada pelo Banco Central para compensar as instituições financeiras brasileiras pela limitação nos juros do cheque especial em 8% ao mês, anunciada em novembro do ano passado e também válida desde a ultima segunda-feira.

A limitação dos juros, segundo o governo federal, visa reduzir o custo e a regressividade do serviço.

Para reforçar o melhor uso do dinheiro, em 2019, as 111 cooperativas de crédito do Sicredi promoveram cerca de 5,5 mil ações em mais de 900 municípios brasileiros durante a Semanal Nacional de Educação Financeira (ENEF), uma iniciativa do Banco Central e do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF).

 

Continue Lendo

Economia

Empresa não cumpre com documentação e Marechal Cândido Rondon está sem o transporte publico urbano

O município de Marechal Cândido Rondon está sem o serviço de transporte público urbano.

No ano passado, a prefeitura através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, realizou processo licitatório para concessão do transporte.

Devido ao baixo numero de pessoas que utilizam o transporte no município, houve apenas o interesse de uma empresa, que participou e venceu o certame.

Contudo, na apresentação da documentação da empresa vencedora, houve contestação do Departamento Jurídico da prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

A secretária interina de Mobilidade Urbana, Adriane Kappes Vorpagel, explica a situação e anuncia uma nova licitação para o serviço de transporte público urbano …… Ouça Áudio…..

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.