Justiça Eleitoral marca para dia 23 a retotalização dos votos para vereador

A Justiça Eleitoral de Marechal Cândido Rondon deu um passo concreto no processo que vai alterar a composição da Câmara Municipal. Foi publicado nesta quinta-feira (8) o edital que marca para o dia 23 de janeiro de 2026, a partir das 14h, a cerimônia oficial de retotalização dos votos da eleição proporcional de 2024.

O despacho é assinado pelo juiz da 121ª Zona Eleitoral, Clairton Mário Spinassi. A cerimônia ocorrerá no Fórum Eleitoral do município, com a possibilidade de acompanhamento por partidos políticos, federações, coligações e pela OAB.

O que isso significa na prática?
Para quem não é afeito ao “juridiquês”, a tradução é simples: a dança das cadeiras na Câmara agora efetivamente vai acontecer. O procedimento de retotalização dos votos vai desconsiderar todos os votos obtidos pelos 10 candidatos que concorreram pela Federação Brasil da Esperança, que teve a chapa cassada, e alterar o quociente eleitoral.

Apesar que a oficialização só vai ocorrer no dia 23, já antecipamos aqui no Blog que quem assume a vaga é Fábio Fockink, o Policial Fábio (PL), que figurava como primeiro suplente e foi o beneficiado direto com a decisão judicial que cassou a chapa da Federação devido a fraude à cota de gênero.

Depois da retotalização dos votos, o juiz eleitoral irá notificar oficialmente a Câmara Municipal, sobre a alteração na composição, confirmando o afastamento de Fernando Nègre (PT) e a eleição do Policial Fábio, que deverá ser convocado a tomar posse.

A Câmara Municipal retoma suas sessões ordinárias no dia 2 de fevereiro, provavelmente com o Policial Fábio já na cadeira de vereador.