Conectado com

Política

Nova investida para investigar ministros do STF esquenta o clima no Senado

Sérgio Lima/Poder360

Presidente da casa diz que vetará pedido da CPI

Em meio à tensão entre Congresso e Judiciário, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, admitiu ontem que prepara o arquivamento de uma nova comissão parlamentar de inquérito articulada para investigar os ministros do Supremo Tribunal Federal, de autoria do senador Alessandro Vieira , cujo requerimento será protocolado nesta terça-feira.

A investida tem origem no movimento Muda Senado, Muda Brasil, formado por 21 senadores, e que está disposto a enfrentar Alcolumbre para dar vazão as investigações.

Até a ,ultima semana o grupo tinha o apoio de 21 nomes, mas fez esforço intensivo para pelo menos conseguir apresentar o documento e agora chega a 27 assinaturas necessárias.

A partir de hoje os parlamentares irão se revezar na tribuna exigindo a instalação da CPI, nesta que será a terceira tentativa de criar uma comissão para emparedar o STF.

Dessa vez, o requerimento cita expressamente o presidente da Corte, Dias Toffoli, como um dos alvos.

A justificativa é a instauração do inquérito, aberto por ofício pelo ministro, para investigar fake news e ataques à honra dos membros do tribunal.

Os senadores iram em Gilmar Mendes que liberou muita gente da cadeia, Dias Toffoli que usurpou o papel do Ministério Público e Alexandre de Moraes que passou a presidir a investigação.

Conforme disse o segundo vice-presidente do Senado e um dos líderes do movimento, Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul, a finalidade é “caçar ministros”.

Apesar de todo o movimento e do respaldo da opinião publica, se depender de Davi Alcolumbre, a iniciativa não irá prosperar.

O presidente da Casa já arquivou dois requerimentos semelhantes e mantém engavetados 12 pedidos de impeachment de ministros, todos protocolados nos últimos sete meses, volume considerado recorde.

Às vésperas do fim da legislatura passada, em janeiro, o então presidente do Senado Eunício Oliveira também havia sepultado 33 processos acumulados em quatro anos.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Portinho pede agilidade na criação do novo Parque Industrial de Marechal Rondon

O Poder Legislativo rondonense aprovou ontem, 11, requerimento do vereador Valdir Port (Portinho).

Ele solicita ao governo municipal que agilize a conclusão das obras de criação do novo parque industrial, bem como que defina os critérios para que empresários rondonenses possam investir e ampliar seus negócios naquele local.

“Sabemos dos esforços da Municipalidade para fomentar a criação de novas empresas e indústrias. Tanto é verdade que nos próximos dias será realizado o processo licitatório para permitir a concessão de uso dos espaços existentes na incubadora industrial. Tal medida é louvável e contribuirá no surgimento de novas empresas e, consequentemente, de novos postos de trabalho. Porém, o novo parque industrial, localizado na região do Clube Lira, terá espaços para abrigar grandes investimentos e por isso é amplamente aguardado pela classe empresarial”, afirma Portinho.

 

 

Em outro requerimento, o vereador solicita ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) que autorize a realização de investimentos no viaduto da BR-163, ao lado da AACC.

O objetivo é alargar a pista para facilitar o tráfego de veículos pesados que deixam a Rua 9 de Agosto para acessar o viaduto.

“O ideal seria alargar em pelo menos mais um metro, o que reduziria os riscos de acidentes e resolveria o problema em sua integralidade”, explica.

De outra parte, em indicação Portinho sugere à Prefeitura a pavimentação asfáltica sobre as pedras irregulares da Rua 10 de Abril, no bairro São Lucas, numa extensão aproximada de 300 metros.

Continue Lendo

Política

Obra do Anel Viário: empreiteira faz recapeamento do trecho da curva da pista de Motocross até a chácara da APAE

Segue dentro do cronograma, a obra de recuperação do Contorno Sul – o Anel Viário de Marechal Cândido Rondon.
De momento, a empresa responsável pela execução das obras está fazendo o recapeamento asfáltico no trecho que liga a curva da pista de motocross até a chácara da APAE.

Já na segunda etapa, que vai do trevo de acesso a Margarida até a curva do ferro velho, mais da metade da pista foi concluída: o restante passou pelo processo de pintura de imprimação sobre a brita graduada para que possa ficar bem selada e nos próximos dias, este trecho final também receberá o asfalto.

O trajeto que compreende da Avenida Irio Welp até o trevo que dá acesso ao distrito de Margarida está liberado há algum tempo e compreende a primeira etapa do cronograma de obra.

Já o quarto trecho, que compreende da chácara da APAE até a Avenida Rio Grande do Sul, já foi finalizado.
Após o recape ser finalizado, antes de entregar a obra, a empresa executará a implantação de sarjetas e a pintura de sinalização.

INVESTIMENTO

Os recursos que estão sendo investidos no Contorno Sul somam mais de 3,6 milhões de reais e foram viabilizados pelo prefeito Marcio Rauber junto ao governo do estado.
A ação também contou com a intervenção do deputado estadual Elio Rusch.

Continue Lendo

Política

Pato Bragado também recebe recursos para investir no setor de saúde

Entre os municípios que ontem receberam a confirmação de recursos do Governo do Estado, em ato realizado na capital paranaense, está o de Pato Bragado.

Conforme o prefeito Leomar Rohden, o Mano, são duas emendas parlamentares que somam 160 mil reais…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.