Rádio Difusora do Paraná

Novo decreto fecha o comércio de Toledo por 10 dias

O prefeito Lúcio de Marchi, juntamente com o COE (Centro de Operações Emergenciais) anunciou nesta sexta-feira (19), novas medidas para tentar conter o avanço do novo coronavírus em Toledo. O Decreto 834/2020 traz como medidas o fechamento do comércio por pelo menos, dez dias, valendo a partir do dia 21 e se estendendo até dia 30 de junho. As lojas estarão autorizadas a atender no sistema delivery. Os supermercados poderão atender de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 20h00. O toque de recolher será antecipado para às 20h00.

“A situação é gravíssima e preocupante, e eu como gestor municipal, preciso ouvir as recomendações para errar menos. Tudo o que estamos fazendo é para proteger a população. A fiscalização será intensa e quem descumprir, poderá sofrer penalizações”, disse o prefeito.

Uma das preocupações das autoridades, além do avanço expressivo da doença, é a taxa de ocupação dos leitos, especialmente os de UTI, que ontem chegaram a 100%. Hoje, a taxa está em 88,4%. “Esses números mudam muito rápido, de um dia para outro”, explica o médico Fernando do Pedrotti. Em Toledo. 39 pessoas encontram-se internadas, entre enfermaria e UTI.

“A região Oeste é o centro da pandemia no Paraná. A situação é crítica e precisamos tomar essas atitudes para preservar as vidas”, disse a secretária de saúde, Denise Liell.

Números

Os dados de hoje apontam novos 57 casos (34 casos do sexo feminino e 23 masculino, com idade entre 20 e 59 anos), chegando a 580 casos confirmados para a doença, dos quais 56 já encontram-se recuperados. Cinco óbitos já foram registrados e outros dois casos suspeitos, aguardam resultado do exame

RT-PCR. Na manhã de hoje, um paciente de Toledo que estava internado em Curitiba, também faleceu. Seu resultado já havia dado positivo para covid-19, mas a Secretária de Saúde aguarda os documentos para incluir este óbito, que seria o quinto óbito, no boletim oficial.

Fonte: Viver Toledo