Conectado com

Geral

Paraná fortalece cuidados contra sarampo, dengue e febre amarela

GI/Getty Images

O Governo do Estado está redobrando os cuidados para a prevenção do sarampo, febre amarela e a dengue.

O assunto foi tema da reunião do secretariado estadual, ontem em Curitiba, quando o secretário da Saúde, Beto Preto, fez um balanço das medidas tomadas pelo Estado para amenizar o avanço das doenças, especialmente antes da temporada de verão, quando os casos têm maior volume.

Até a semana passada, foram sete casos confirmados de sarampo no Paraná, todos importados de São Paulo e Santa Catarina, para um total de 24 suspeitas.

Sobre a dengue, o ciclo dos últimos 12 meses confirmou 23 mil casos da doença no estado, com 23 mortes.

Além do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, Beto Preto alertou para a necessidade da vacinação contra o sarampo e a febre amarela…

O esquema vacinal do sarampo prevê imunização de crianças aos 12 meses de vida, com reforço aos 15 meses.

Agora, o Paraná passou a disponibilizar também a dose zero, vacina para crianças com idade entre 6 e 11 meses de idade, atendendo orientação do Ministério da Saúde para reforçar a proteção desta população, por ser mais vulnerável e sofrer com riscos de complicações.

A vacina do sarampo está também disponível para público adulto: quem ainda não completou 39 anos, precisa ter duas doses tomadas; – quem tem 40 anos ou mais, deve ter apenas uma dose.

Caso não lembre se tomou a vacina e não tenha a carteira de vacinação, a pessoa deve verificar o registro em um posto de saúde e se ainda assim houver dúvidas, é necessário tomar a vacina.

De acordo com o secretário, o foco do trabalho da Secretaria da Saúde está em ampliar o índice de vacinação contra o sarampo…

Sobre a situação da dengue, um grupo de 47 municípios chama a atenção, locais em que as ações de prevenção serão redobradas, com destaque para as cidades de Foz do Iguaçu, Paranaguá e Londrina.

A Secretaria trabalha com ações de conscientização e também eliminação de criadouros do mosquito transmissor.

Em relação à febre amarela, Beto Preto destaca o cuidado com a ampliação do corredor da doença.

Segundo ele, além de Paranaguá, Curitiba e Ponta Grossa, a febre amarela deve chegar às regionais de Guarapuava, Telêmaco Borba e Ivaiporã…

O Paraná reforça o combate à febre amarela até 31 de novembro, com ações em 345 municípios que incluem a intensificação da vacina contra a doença e trabalhos para a investigação de mortes de macacos nas áreas de mata, o que é um indicador da presença do vírus, transmitido por mosquitos.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Desfile no dia 25 de julho destacará potencialidades de Marechal Cândido Rondon

Em 2022, o município comemora 62 anos

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon e a Fundação Promotora de Eventos (Proem) trabalham na organização da Expo Rondon 2022, que será realizada de 21 a 25 de julho. A grade de shows já está definida, porém, as demais atrações estão sendo programadas.

Um dos atrativos que comporá o evento que comemora os 62 anos do município será o desfile, no dia 25 de julho, segunda-feira, data de aniversário do município. O evento é coordenado pelas secretarias de Educação, de Esporte e Lazer e de Cultura, e objetiva demonstrar as potencialidades de Marechal Cândido Rondon.

O desfile será realizado na rua Santa Catarina, com início às 8h30. Terá a participação de entidades, clubes de serviços, associações, empresas, forças policiais, como o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), com sede no município e que neste ano comemora dez anos de atividades.

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e ao ar livre

 

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo

Geral

Rede de apoio à criança e ao adolescente reúne-se nesta sexta-feira em Marechal Rondon

Ampliar a rede de proteção no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Esta é a proposta do seminário que acontece a partir das 8h30 desta sexta-feira (20), tendo por local a sala do Tribunal do Júri do campus rondonense da Unioeste.

O evento contará com palestras que serão ministradas pelos promotores Caio Marcelo Santana di Rienzo e Marcus Vinicius Ferraz Homem Xavier, com o tema: “Encaminhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no município de Marechal Cândido Rondon”.

Durante a tarde, a assistente social Francielle Toscan, do Ministério Público de Foz do Iguaçu, discorrerá sobre “A identificação das formas e dos sinais da violência contra crianças e adolescentes”. A assistente social Rosilene Marciana Figur Bischoff, do Serviço de Acolhimento Municipal, conduzirá a apresentação do protocolo de atendimento às crianças e adolescentes em situação de violência sexual.

Projeto

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Fernanda Schmitt, expõe que a programação receberá a participação dos profissionais que atuam atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência. “É uma determinação do prefeito Marcio Rauber a adoção de medidas que combatam o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes”, pontua.

O projeto é uma realização da Secretaria de Assistência Social de Marechal Cândido Rondon e do CMDCA, com o apoio do campus local da Unioeste e do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ).

 

Fonte: Assessoria 

Continue Lendo

Geral

Solenidade hoje na Acimacar marcará troca de comando nos bombeiros de Marechal Rondon

Solenidade programada para a noite desta quinta-feira, marcará a passagem de comando do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon.

Na ocasião, o Major Tiago Zajac dos Santos, oficializará sua saída de Marechal Rondon, passando o cargo ao capitão Guilherme Rodrigues de Lima.

Tiago Zajac deixa o comando dos bombeiros rondonenses após sete anos frente a corporação, motivado por sua promoção na carreira militar, sendo promovido de capitão para major: ele desempenhará funções agora nos bombeiros de Cascavel.

Para comandar os bombeiros de Marechal Rondon, foi designado pelo comando regional o capitão Lima, que desde 2017 comanda os bombeiros de Palotina.

A solenidade de passagem de comando do 3º Subgrupamento dos bombeiros de Marechal Rondon está programada para as 19 horas de hoje, no auditório da Acimacar, e contará com a presença de autoridades militares, politicas e convidados.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.