Conectado com

Geral

Paraná fortalece cuidados contra sarampo, dengue e febre amarela

GI/Getty Images

O Governo do Estado está redobrando os cuidados para a prevenção do sarampo, febre amarela e a dengue.

O assunto foi tema da reunião do secretariado estadual, ontem em Curitiba, quando o secretário da Saúde, Beto Preto, fez um balanço das medidas tomadas pelo Estado para amenizar o avanço das doenças, especialmente antes da temporada de verão, quando os casos têm maior volume.

Até a semana passada, foram sete casos confirmados de sarampo no Paraná, todos importados de São Paulo e Santa Catarina, para um total de 24 suspeitas.

Sobre a dengue, o ciclo dos últimos 12 meses confirmou 23 mil casos da doença no estado, com 23 mortes.

Além do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, Beto Preto alertou para a necessidade da vacinação contra o sarampo e a febre amarela…

O esquema vacinal do sarampo prevê imunização de crianças aos 12 meses de vida, com reforço aos 15 meses.

Agora, o Paraná passou a disponibilizar também a dose zero, vacina para crianças com idade entre 6 e 11 meses de idade, atendendo orientação do Ministério da Saúde para reforçar a proteção desta população, por ser mais vulnerável e sofrer com riscos de complicações.

A vacina do sarampo está também disponível para público adulto: quem ainda não completou 39 anos, precisa ter duas doses tomadas; – quem tem 40 anos ou mais, deve ter apenas uma dose.

Caso não lembre se tomou a vacina e não tenha a carteira de vacinação, a pessoa deve verificar o registro em um posto de saúde e se ainda assim houver dúvidas, é necessário tomar a vacina.

De acordo com o secretário, o foco do trabalho da Secretaria da Saúde está em ampliar o índice de vacinação contra o sarampo…

Sobre a situação da dengue, um grupo de 47 municípios chama a atenção, locais em que as ações de prevenção serão redobradas, com destaque para as cidades de Foz do Iguaçu, Paranaguá e Londrina.

A Secretaria trabalha com ações de conscientização e também eliminação de criadouros do mosquito transmissor.

Em relação à febre amarela, Beto Preto destaca o cuidado com a ampliação do corredor da doença.

Segundo ele, além de Paranaguá, Curitiba e Ponta Grossa, a febre amarela deve chegar às regionais de Guarapuava, Telêmaco Borba e Ivaiporã…

O Paraná reforça o combate à febre amarela até 31 de novembro, com ações em 345 municípios que incluem a intensificação da vacina contra a doença e trabalhos para a investigação de mortes de macacos nas áreas de mata, o que é um indicador da presença do vírus, transmitido por mosquitos.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Projeto Educacional Cooperativo da C.Vale oficializa escolas vencedoras

Foram premiados projetos de escolas de Nova Santa Rosa, Assis e Palotina

A Escola Municipal Getúlio Vargas de Nova Santa Rosa foi uma das três selecionadas pelos melhores projetos educacionais cooperativos .

A C.Vale premiou as escolas que desenvolveram os melhores trabalhos dentro da metodologia do projeto, cuja iniciativa envolveu escolas públicas e particulares de cinco municípios do Paraná que participaram do programa Coopejovem em 2019.

A premiação foi criada para valorizar e reconhecer atividades que estimulem a cooperação em sala de aula e o envolvimento das comunidades com as escolas.

O detalhamento dos projetos permitiu aos professores, equipes pedagógicas e direções conhecer ideias que podem ser aproveitadas em suas escolas.

Depois da premiação, os 170 participantes do encontro se divertiram com os truques de ilusionismo e as brincadeiras do mágico Arcanjo.

Três escolas foram selecionadas pelos melhores projetos educacionais cooperativos.

As professoras Elenir Bourscheid e Cledia Diniz, da Escola Municipal Getúlio Vargas, de Nova Santa Rosa, se destacaram com o projeto “Leiturando – Desenvolvendo o interesse pela leitura e cooperando com o colega”.

A Escola Municipal Ney Braga, de Assis Chateaubriand, foi premiada com o projeto “Disciplina e Cooperação, uma questão de atenção”, e esteve representada pela professora Clemensilva Carvalho.

O terceiro projeto selecionado foi “Pátio da escola: um espaço sócio-educacional cooperativo”, da professora Isolete Jung Gabriel, da Escola Luiz Moacir Percicotti, de Palotina.

Continue Lendo

Geral

Jovem baleado em São Clemente morre no Hospital Bom Jesus

Correio do Lago

O jovem Fernando Dutra, apelidado de “Tigrão”, de 23 anos, morreu nesta madrugada no Hospital Bom Jesus, em Toledo.

Ele não resistiu a gravidade dos ferimentos provocados por disparos de arma de fogo, na tarde do último domingo, em São Clemente, distrito de Santa Helena.

O rapaz estava em uma distribuidora de bebidas quando foi surpreendido por um homem, que sacou de um revólver e acionou o gatilho.

A vítima, em desespero, tentou fugir, mas foi seguida pelo atirador, até que caiu e acabou sendo atingida novamente.

Populares socorreram o jovem e o levavam para atendimento médico, mas próximo à pedreira de Sub-Sede, a unidade avançada do Samu encontrou-os e encaminhou o rapaz ao Pronto Atendimento Municipal de Santa Helena.

Em decorrência da gravidade dos ferimentos, Fernando Dutra foi transferido ao Hospital Bom Jesus, em Toledo, mas não resistiu e faleceu nesta madrugada.

Informações dão conta que o autor do crime se apresentou na Delegacia de Polícia de Santa Helena, foi ouvido e liberado.

Continue Lendo

Geral

Educandários rondonenses discutem calendário letivo 2020

Diretores de Centros Municipais de Educação Infantil, escolas municipais, colégios estaduais e particulares de Marechal Cândido Rondon, estiveram reunidos em assembleia para discutir o Calendário Escolar 2020.

Nos colégios estaduais, o início do ano letivo será no dia 05 de fevereiro, terça-feira.

Já na rede municipal de ensino, as aulas iniciam numa quarta-feira, dia 06 de fevereiro.

A secretária de Educação, Marcia Winter da Mota, dá mais detalhes da assembleia que discutiu o calendário escolar de 2020 de Marechal Cândido Rondon….

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.