Pássaros são furtados de criatório em Marechal Rondon

Proprietário alega prejuízo de aproximadamente 50 mil reais

Nesta segunda-feira 25 de agosto, por volta das 04 horas e 40 minutos da madrugada, uma equipe da Policia Militar foi acionada, para o registro de furto de pássaros.

No local, o solicitante relatou que estava em casa e foi acordado por um vizinho, o qual informou que um elemento havia invadido e furtado pássaros de seu criatório, situado nos fundos da residência e devidamente regulamentado pelo IBAMA.

Por imagens de câmeras de monitoramento foi possível constatar que a ação teve início às 03 horas e 45 minutos quando um homem invadiu o ambiente e subtraiu diversas gaiolas e aves.

Na fuga, algumas gaiolas foram abandonadas, resultando na morte de algumas aves.

Foram levados, um casal de azulão, um casal de canários-da-terra, um casal de canários espanhois e vários canários-belgas, dentre outras aves.

O solicitante afirmou que, pela forma seletiva como a ação ocorreu, provavelmente tenha sido praticada por pessoa com conhecimento específico em aves, já que foram levados os pássaros de maior valor.

Ressaltou ainda que calcula um prejuízo inicial de aproximadamente R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

Após coleta dos dados no local, as informações foram repassadas a Central de Operações e realizadas buscas nas imediações.

O solicitante foi orientado a realizar levantamento de todos os itens subtraídos e complementar o registro na Polícia Civil.

Já por volta das 18 horas e 30 minutos, a Policia Militar foi novamente acionada e uma equipe retornou à residência onde os fatos ocorreram na madrugada.

O solicitante relatou que, enquanto dormia durante a tarde, o autor dos fatos voltou, invadiu novamente o viveiro, quebrou uma torneira e devolveu uma fêmea da espécie Azulão.

Também deixou no local um boné .

O boletim complementar da ocorrência também foi encaminhado à 47ª Delegacia de Polícia Civil para adoção dos procedimentos cabíveis.