Conectado com

Geral

Planos de saúde terão de cobrir testes sorológicos de Covid-19 a partir desta segunda

ANS determina que planos de saúde cubram gastos com teste sorológico de Covid-19 Foto: NICOLAS ASFOURI / AFP

Quem apresentou sintomas como tosse, coriza, dor de garganta e febre pode fazer o exame sem custo extra, desde que com pedido médico

BRASÍLIA —  Os planos de saúde terão de cobrir a realização de testes sorológicos para detecção do novo coronavírus. A medida foi editada por meio de resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União (DOU) e já está em vigor.

Desse modo, os beneficiários de planos ambulatorial, hospitalar ou de referência que  tenham apresentado sintomas de síndrome gripal aguda, como tosse, coriza, dor de garganta e sensação de febre ou tenham sido diagnosticados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), podem realizar o teste sem custos extras mediante pedido médico.

O teste sorológico identifica a presença de anticorpos (IgA, IgG ou IgM) no sangue dos pacientes que foram expostos ao vírus em algum momento. Como avalia a resposta do organismo para combater o Sars-CoV-2, o exame é indicado a partir do oitavo dia desde o aparecimento dos sintomas.

Desde março, no início da pandemia, os planos de saúde já eram obrigados a cobrir outros testes para diagnóstico da Covid-19, como o RT-PCR, que identifica o material genético do vírus em amostras de mucosa do nariz e da garganta. Além desse, outros seis exames também estão incluídos no Rol de Procedimentos Obrigatórios.

Mas, segundo relatório divulgado pela ANS na semana passada, dificuldades para realização de teste de detecção ou tratamento do Covid-19 representaram mais de um terço (36%) das 4,7 mil queixas recebidas pela agência  relativas sobre o coronavírus, de março até 15 de junho.

O boletim da reguladora mostrou ainda que os planos de saúde registraram, em maio, o menor uso por seus beneficiários desde o início da série histórica iniciada em 2016. A  suspensão de cirurgias e exames eletivos por conta da pandemia  por coronavírus,  fez o desembolso das operadoras frente ao valor recebido de mensalidades cair de  76%  abril para 66% no mês passado.

Segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, o Brasil registrou 57.658 mortes por coronavírus até a noite deste domingo. Ao todo, houve 1.345.254 de notificações da infecção no país.

Fonte: O GLOBO

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Toledo registra 19ª morte por covid-19

A cidade possui 1.542 casos, com 17 internados em UTI e 11 em enfermaria

A Secretaria Municipal de Saúde de Toledo confirmou que uma mulher de 45 anos de idade, moradora da cidade, faleceu nesse domingo (5) por covid-19.

Ela estava internada em serviço hospitalar e evoluiu para óbito no início da tarde. Não foi informado se a mulher possuía histórico de doenças pré-existentes.

Com isso, o município chegou a 19 mortes causadas pelo novo coronavírus. Ainda no domingo, foram registrados ainda 16 novos casos confirmados para covid-19 em Toledo, todos no SUS.

De acordo com o boletim epidemiológico do dia, a cidade possui 1.542 casos de covid-19, com 17 pacientes internados em UTI e 11 em leitos de enfermaria.

Fonte: CGN

Continue Lendo

Geral

USF do Vila Nova abre as portas no próximo dia 13

Foto: Cidade Portal

Está previsto para o próximo dia 13 o início do atendimento ao público na nova sede da Unidade de Saúde da Família – USF – de Vila Nova, localizada na Rua Antônio Prado.

Para providenciar a mudança para a nova estrutura, a equipe não atenderá o público na próxima quinta e sexta-feira , dias 9 e 10.

A construção, com área total de 311 metros quadrados, demandou investimentos de 719.439,73, possibilitando a ampliação na quantidade e na qualidade dos atendimentos.

A diretora do Departamento da Rede de Atenção em Primária em Saúde, Márcia Cristina Guilhem, destaca que a nova estrutura oferece espaço maior, o que colabora na ampliação da oferta de serviços de qualidade para a população, bem como para os colaboradores.

De acordo com ela , em Vila Nova estará um grupo de profissionais de ESF , composto por médico especialista na saúde da família e demais profissionais, que atenderão de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Até 4 mil pessoas que residem no território formado pela sede do distrito e pelas comunidades de Linha Dois Marcos, Linha Lajeado, Linha São Pedro e Linha Flórida serão beneficiados com estes serviços.

O foco da ESF não será somente oferecer consultas, mas também promover ações de prevenção e orientação dos pacientes de todas as idades, de gestantes a idosos, sobre boas práticas de saúde.

Continue Lendo

Geral

Inscrições para o concurso de oratória da JCI Marechal terminam na quarta-feira

A JCI Marechal Rondon está com as inscrições abertas para o Concurso de Oratória nas Escolas 2020, com o tema “como educar para criar empreendedores”.

A edição deste ano conta com novidades, necessárias para adaptar o concurso as medidas preventivas de combate ao coronavírus.

O coordenador do concurso, Jhonatan Höpke, destaca que o processo será virtual e dividido em etapas….

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.