Policial / Trânsito
Polícia Federal deflagra Operação Pó de Serra para desarticular Organização Criminosa atuante no tráfico internacional de entorpecentes
Publicado em:
Guaíra/PR- A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, (12/11), a Operação Pó de Serra, com o objetivo de reprimir e desarticular Organização Criminosa atuante no tráfico de cocaína.
Foram mobilizados cerca de 160 Policiais Federais para o cumprimento de 63 mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara Federal de Guaíra/PR, sendo 36 de Busca e Apreensão e 27 de Prisão Preventiva, nos municípios de Umuarama/PR, Guaíra/PR, Maringá/PR, Rolândia/PR, Amambai/MS, Naviraí/MS e Mundo Novo/MS.
Pelo fato de alguns dos alvos estarem localizados no Paraguai, 11 Mandados de Prisão Preventiva foram inseridos no sistema de Difusão Vermelha na Interpol.
A investigação teve início no final de 2023, a partir da prisão em flagrante em Guaíra/PR, de um casal transportando 53 kg de cocaína. O destino da droga seria a cidade de Umuarama/PR. No decurso do Inquérito Policial foi possível vincular 11 flagrantes de tráfico de drogas à atuação desta ORCRIM. No total, foi apreendida quase 1 tonelada de cocaína, porém se estima que desde 2020, o grupo criminoso tenha transportado mais de 20 toneladas da droga.
Conforme foi apurado, os motoristas da ORCRIM normalmente carregavam a droga em Pedro Juan Caballero e desciam até a região de Katueté, no Paraguai, através de rodovia brasileira que corta as cidades de Amambai, Tacuru e Sete Quedas, no Mato Grosso do Sul. Dentro do Paraguai os criminosos decidiam se retornavam para o Brasil na região de Guaíra ou Foz do Iguaçu, no Paraná. O destino da droga incluía diversas cidades, dentre elas: Umuarama, Maringá e Curitiba, assim como cidades localizadas em Santa Catarina como Balneário Camboriú, Itajaí e Joinville.
No transporte da droga o grupo utilizava homens e mulheres, simulando um casal, com a finalidade de dissimular o real motivo da viagem em caso de abordagens policiais ocorridas no trajeto.
Com o objetivo de descapitalizar a Organização Criminosa, foi determinado o sequestro de bens móveis e imóveis, além do bloqueio de contas no valor de até R$ 389.000.000,00 (trezentos e oitenta e nove milhões de reais), vinculadas a 31 investigados.
A investigação contou com o apoio do GISE (Grupo de Investigações Sensíveis) da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD/PY) e a deflagração teve apoio de equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) da Polícia Militar do Paraná e do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (TIGRE) da Polícia Civil do Paraná.
Os envolvidos deverão responder pela prática de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e participação em Organização Criminosa. Esses crimes possuem penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 55 anos de prisão.
Comunicação Social da Polícia Federal em Guaíra/PR
Policial / Trânsito
Carro sai da pista e capota no interior de Mercedes
Publicado em:
Um capotamento foi registrado na manhã desta quinta-feira (14), na estrada que liga Mercedes ao distrito de Três Irmãs.
Conforme apurado, um Fiat/Siena seguia em direção à cidade, quando o condutor perdeu o controle em uma curva na Gleba e saiu da pista.
O carro acabou caindo dentro de uma vala de contenção de água, ao lado da estrada de acesso à Sanga XV, vindo a capotar.
Um guincho foi acionado para fazer a remoção do carro. Não há informações sobre feridos.
Fonte: Ponto da Notícia
Policial / Trânsito
Responsável da empresa de reciclagem em Toledo é flagrado queimando fios de cobre
Publicado em:
Também foi localizado uma pistola calibre 9mm, com dois carregadores contendo ao todo 38 munições.
Na madrugada de hoje (14), após receber denúncia de crime ambiental ocorrido no Distrito de Ouro Preto em Toledo, equipes da Agência Local Inteligência (ALI) juntamente com duas equipes da ROTAM deslocaram até uma propriedade rural onde estaria ocorrendo a queima de fios de cobre.
Chegando ao ponto indicado, foi possível constatar o fato, onde havia uma caminhonete Ford F250 de cor preta carregada com fios de cobre já queimados. Em busca no interior do veículo, foi localizado uma pistola calibre 9mm, com dois carregadores contendo ao todo 38 munições.
O proprietário do automóvel (que é responsável pela empresa de reciclagem na cidade de Toledo) foi encaminhado à 20ª SDP juntamente ao material apreendido, posteriormente pesado em cerca de 400kg.
Fonte: Portal Nova Santa Rosa
Policial / Trânsito
Mulher, vitima de esfaqueamento no Higienópolis, foi transferida para Toledo
Publicado em:
Autora do crime foi detida pela Policia Militar
Policia Militar e Corpo de Bombeiros de Marechal Cândido Rondon foram acionados por volta das 15 horas e 30 minutos desta quarta-feira (13) em razão de uma briga entre duas mulheres que resultou em lesão corporal de natureza grave.
A situação ocorreu numa residência a Rua das Dálias, no Jardim Higienópolis onde as envolvidas, uma de 21 anos e outra de 32, consumiam drogas e acabaram se desentendendo.
Após o fato a própria autora acionou a Policia Militar .
A autora , de 21 anos, foi devidamente identificada e relatou que é usuária de drogas, que está grávida de sete meses e que passou a noite toda se drogando na residência da vítima, identificada como Ivonete .
Pela manhã deixou o local, retornando a tarde para pegar alguns pertences quando então se desentendeu com a vítima, que tentou lhe enforcar.
Para se defender se apossou de uma faca e desferiu vários golpes contra a mesma, atingindo tórax e abdômen.
Após as agressões deixou o local pulando o muro para a casa vizinha, porém foi presa e a faca apreendida.
A vitima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para a UPA-Marechal, de onde, dado a gravidade dos ferimentos, foi transferida para o Hospital Bom Jesus, em Toledo.