Prefeito de Toledo retoma o poder após duas semanas afastado para tratamento de saúde

Após três semanas afastado, sendo que destes dez dias em internamento hospitalar devido à Covid-19, o prefeito Beto Lunitti reassumiu o posto de Chefe do Executivo Municipal. Desde a segunda-feira, 22 de março, o cargo era ocupado pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. A transmissão da função foi realizada no Auditório Acary de Oliveira durante a reunião ordinária com o secretariado.

Dorfschmidt acolheu os secretários e secretárias e abriu a reunião agradecendo a parceria da equipe de gestão durante os dias em que esteve à frente do município. “Seguimos a linha que já era adotada pelo prefeito Beto Lunitti. Tentamos sempre alinhar as decisões ao nosso modelo de gestão”, explicou Ademar, reforçando que, apesar de um sonho, não queria ter assumido interinamente por um afastamento não programado do prefeito. “Assumi numa situação que não era a ideal, porém a equipe de governo é forte e acredito termos feito o possível”.

Após, o prefeito em exercício convidou Beto Lunitti para retomar o posto de chefe do Executivo Municipal. Beto, em um discurso emocionado, falou sobre a experiência com a Covid-19 e quais as lições que o período internado – 10 dias no total – trouxeram para sua vida. “Eu precisei passar por lá. Eu saí melhor do que entrei. Minha passagem fez com que refletisse a importância de pequenos atos como levantar da cama e pegar um copo d’água”. Lunitti ainda reforçou que “é necessário o material, mas é mais necessário viver. Eu já era encantado pela vida, agora ainda mais”, explicou.

Lunitti informou que aos poucos retomará a rotina de trabalho. Segundo ele, na primeira semana alinhou com a Chefia de Gabinete uma agenda mais enxuta e que o ritmo dos despachos será um pouco mais reduzido. “É preciso um pouco de cuidado, mas estou com as energias renovadas. Vamos avançar com cautela e logo estaremos com o ritmo normalizado”. Beto recebeu também o retorno dos trabalhos durante sua ausência e sobre as ações em andamento e participou, logo depois do encontro com a equipe de governo, da reunião ordinária com o Poder Legislativo Municipal.

Homenagem

As equipes do Gabinete e Secretaria de Cultura preparam uma homenagem para o retorno do prefeito Beto Lunitti e para agradecer o vice Ademar Dorfschmidt pela condução do município durante o período de afastamento do titular. A secretária de Cultura, Rosselane Giordani, em nome dos demais representantes da equipe de gestão trouxe uma mensagem para o retorno, ao som da gaita tocada pelo coordenador de Eventos da Secretaria de Cultura, Douglas Gonçalves.

Afastamento do prefeito

Beto despachou de casa por alguns dias desde que começou o isolamento, no dia 9 de março, devido ao exame positivo da esposa. No dia 12 de março, o prefeito toledano realizou o exame na unidade de atendimento para pacientes sintomáticos no Jardim Panorama. No dia 19 de março, Beto começou a sentir-se mal e no dia 21 acabou sendo internado.

Segundo Lunitti, entre o dia 19 e 25 seu estado foi piorando e as melhoras começaram após o almoço na quinta-feira (25). “Desde então meu quadro evoluiu bem e na segunda-feira (29) recebi alta no início da noite”, comentou. O prefeito toledano ainda realizou uma consulta na quinta-feira (01) e foi liberado pela equipe médica para retornar ao trabalho nesta segunda-feira (05).

 

Fonte: Assessoria de imprensa da prefeitura de Toledo