PRF apreende mais de 300 kg de agrotóxicos contrabandeados em Guaíra (PR)

Foto: PRF

Carga de origem paraguaia era transportada por um adolescente em um veículo equipado com antena de internet via satélite

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã desta quinta-feira (19), na BR-272 em Guaíra (PR), 309 quilos de agrotóxicos de origem estrangeira. Os produtos eram transportados por um adolescente.

A apreensão ocorreu por volta das 8h. Os agentes abordaram um Fiat Uno e, ao vistoriarem o interior do carro, localizaram centenas de pacotes de inseticidas de fabricação paraguaia.

Chama a atenção o fato de o veículo estar equipado com uma antena de internet via satélite em pleno funcionamento, instalada sobre o painel, prática comumente utilizada para facilitar a comunicação durante o transporte do ilícito.

O uso de agrotóxicos contrabandeados representa um grave risco à saúde pública e ao meio ambiente, uma vez que são substâncias que entram no país sem controle sanitário ou técnico das autoridades brasileiras.

O adolescente foi apreendido e encaminhado para a Polícia Civil de Guaíra para o registro do ato infracional análogo aos crimes de contrabando e crime ambiental. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o procedimento.