Mais de 284 toneladas de drogas foram apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal em 2024, no Paraná. Segundo a corporação, o número é recorde.
Em algumas apreensões, as substâncias foram encontradas em locais inusitados, como em um caminhão dos Correios, dentro de postes, em peças mecânicas, nas paredes de um caminhão baú e junto a uma carga de cavalos transportada em um caminhão boiadeiro.
O resultado do ano passado foi 45% maior do que as apreensões de 2023, quando 195 toneladas de drogas foram apreendidas.
A maconha foi a droga mais encontrada, sendo 280 toneladas apreendidas em 2024.
Em uma dessas ocorrências, cerca de uma tonelada dela foi encontrada dentro de postes de concreto, na cidade de Ubiratã. O caso aconteceu em 17 dezembro. O material estava sendo transportado em um caminhão paraguaio, que saiu de Foz do Iguaçu e seria levado até São Paulo.O motorista, de 55 anos, e uma passageira, de 54, foram presos.
Em agosto, os policiais também encontraram uma tonelada e meia nas paredes de um caminhão baú, em Lindoeste. A suspeita surgiu depois que os agentes notaram que as dimensões internas do compartimento não eram iguais às externas e fizeram as buscas. As paredes foram arrombadas e os policiais encontraram diversos tabletes de maconha. O motorista também foi preso em flagrante.