Conectado com

Policial / Trânsito

Receita incinera 320 toneladas de cigarros contrabandeados em Foz do Iguaçu

Foto: Receita Federal

Oito carretas – com aproximadamente 15 metros cada uma – carregadas com 130 toneladas de cigarro ilegal, vindas de Bauru, em São Paulo, chegaram a Foz do Iguaçu.

A ação faz parte de uma grande força-tarefa realizada pelo Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Receita Federal do Brasil para a destruição de 320 toneladas de cigarros contrabandeados, a maioria proveniente do Paraguai, equivalente a 225 milhões de unidades.

A operação tem como objetivo liberar espaço físico nos depósitos de produtos contrabandeados de São Paulo para possibilitar a continuidade e, especialmente, a intensificação das ações policiais de apreensão e combate ao contrabando.

O cigarro é o principal item contrabandeado e apreendido no Brasil, chegando a representar 40% dos produtos ilegais.

Com essa operação, cerca de 56 milhões de reais deixaram de financiar o tráfico de drogas, a corrupção e uma série de crimes violentos como os homicídios e o latrocínio.

Para Edson Vismona, presidente do Fórum Nacional Contra a Pirataria, a destruição dos cigarros ilegais é também uma questão de segurança, pois reduz significativamente os riscos de invasão dos depósitos com as mercadorias apreendidas.

O Fórum é uma associação civil, sem fins lucrativos, com foco exclusivo no combate à ilegalidade.

Segundo levantamento do Ibope, mais de 63 bilhões e 400 milhões de cigarros ilegais inundam as cidades brasileiras.

O número equivale a 57% do mercado de cigarros, sendo que 49%

destes são cigarros contrabandeados principalmente do Paraguai, passando pelo Paraná.

Somente em 2019 já foram destruídos em Foz do Iguaçu 48 milhões e 126 mil maços de cigarros.

A máquina que faz o processamento realiza a separação automática de fumo, filtro e papel e tem a capacidade de processamento de 800 a mil caixas de cigarros por dia.

O fumo vai uma parte para uma empresa que faz a produção de biogás em Foz do Iguaçu, outra para uma empresa cimenteira de Curitiba que faz o coprocessamento do fumo, o que quer dizer que o fumo é queimado, não gera resíduo na atmosfera e o resíduo é incorporado na produção do próprio cimento.

Outra parte vai para uma empresa na região de Curitiba e é usada na fabricação da cerâmica.

Continue Lendo
Publicidade

Policial / Trânsito

Incêndio mata 10 pessoas em pousada de Porto Alegre

Foto: Evandro Leal/Enquadrar/Estadão Conteúdo

Um incêndio que atingiu uma pousada na região central de Porto Alegre matou 10 pessoas e deixou outras 11 feridas na madrugada desta sexta-feira (26). A décima vítima foi localizada no terceiro andar do prédio em varredura do Corpo de Bombeiros durante a manhã. Ainda há desaparecidos.

O local recebia pessoas em situação de vulnerabilidade social, segundo a Prefeitura de Porto Alegre. Estavam no espaço, que é privado, 30 pessoas, sendo que as estadias de 16 delas eram mantidas com dinheiro público.

A pousada fica na Avenida Farrapos, entre as ruas Garibaldi e Barros Cassal, no sentido Centro-bairro. Os bombeiros foram ao local para combater o incêndio por volta das 2h. O fogo foi controlado por volta das 5h. No primeiro andar do prédio, foram encontradas duas vítimas. No segundo, cinco. Já no terceiro, outras três.

Onze pessoas foram resgatadas. Oito delas precisaram de atendimento médico e foram levadas pelos bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para hospitais. Outras foram receberam atendimento no Hospital Cristo Redentor.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o estado de saúde de duas delas é grave e estão entubadas. Outra, também grave, teve 20% do corpo queimada. Por fim, há uma com uma perna fraturada.

A causa do incêndio ainda é desconhecida. O Corpo de Bombeiros avalia que o fogo se alastrou rapidamente porque os quartos da pousada eram muito próximos. Isso teria feito com que, inclusive, pessoas que estavam no local fossem impedidas de sair.

A Defesa Civil aponta que, preliminarmente, trabalha com a hipótese de incêndio criminoso. No entanto, a Polícia Civil diz que não encontrou indícios de crime no local: um morador teria tentado apagar o fogo com um colchão, que atingiu uma parede de madeira e se alastrou. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) é o órgão que poderá atestar o que pode ter acontecido.

Os bombeiros divulgaram que o espaço funcionava de forma irregular, não tinha alvará ou plano de proteção contra incêndio.

Incêndio atingiu pousada e deixou mortos em Porto Alegre — Foto: Arquivo pessoal

Incêndio atingiu pousada e deixou mortos em Porto Alegre — Foto: Arquivo pessoal

Local da pousada que foi atingida por incêndio que matou pessoas em Porto Alegre — Foto: g1
Fonte: G1
Continue Lendo

Policial / Trânsito

Vídeo: motociclista morre após ser arrastado por caminhonete em Cascavel

Foto: Catve

Richard Douglas de Araújo Machado, de 27 anos, morreu na hora

Atenção! As imagens do acidente são fortes. O vídeo acima apresenta imagens que podem ser perturbadoras para algumas pessoas. Se você se sentir sensível ao conteúdo, não assista ao vídeo.

A equipe de reportagem do Catve.com teve acesso a três vídeos de câmeras de monitoramento que flagraram o acidente que matou o motociclista Richard Douglas de Araújo Machado, de 27 anos, na madrugada desta sexta-feira (26).

No vídeo é possível observar que o jovem conduzia a Honda CB 250 pela Rua Fortaleza e no cruzamento com a Rua Pio XII, foi atingido pelo motorista da caminhonete Chevrolet S-10, o impacto foi bastante forte. Na imagem dá para ver que o corpo e a moto foram arrastados por aproximadamente 30 metros.

Ele morreu antes da chegada de socorristas do Siate.

O local do acidente foi isolado pela PM até a chegada da Polícia Científica, que realizou o trabalho de perícia e recolheu o corpo da vítima. O motorista da caminhonete realizou o teste do bafômetro, o qual apontou resultado negativo para consumo de álcool.

A placa de “pare” que sinaliza o cruzamento é parcialmente obstruída por uma árvore e a pintura no asfalto está quase apagada, dois fatores que podem ter contribuído com o acidente.

 

 

 

Redação Catve.com

 

Continue Lendo

Policial / Trânsito

Após ter gato espancado, moradora de Nova Santa Rosa relata envenenamento de outros gatos

A comunidade está indignada e inconformada com essas atitudes

 

O Portal Nova Santa Rosa tem, por inúmeras vezes, recebido denúncias de que na cidade e no interior do município, animais de estimação estão sendo envenenados.

Desta vez, uma moradora do final da rua Tuparandi, saída de Nova Santa Rosa para Maripá, relatou a nossa equipe de reportagem que seu gato foi envenenado. Segundo ela, há possibilidade de ter sido utilizado o conhecido “chumbinho” para envenenar o animal. Os tutores aplicaram antitóxico, mas o gato não resistiu e morreu na presença deles.

Além deste gato que acabou morrendo, um outro animalzinho não estava se alimentando, levantando suspeita.

A nova-santa-rosense ainda ressaltou que em outras vezes seus gatos já passaram por situações de envenenamento, mas conseguiu salvá-los.

Conforme relatado pela moradora, em outra ocasião, ela teve um gato espancado e ele inclusive perdeu um olho, porém sobreviveu.

A comunidade está indignada e inconformada com essas atitudes, e teme pela vida de seus animais de estimação.

Caso você presencie maus-tratos como envenenamento ou agressão, a animais, denuncie. No Estado do Paraná, o principal canal é o 181. A denúncia é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais), e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.

Gato que perdeu o olho

Fonte: Portal Nova Santa Rosa

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.