A informação foi divulgada pelo meteorologista Luiz F. Nachtigall, do Metsul, que afirmou que a combinação do calor com o ciclone é “explosiva”
Um ciclone extratropical deve atingir o Rio Grande do Sul, assim como estados do sudeste e centro-oeste do país, a partir desta segunda-feira (8). A informação foi divulgada pelo meteorologista Luiz F. Nachtigall, do Metsul, que afirmou que a combinação do calor com o ciclone é “explosiva” e de “altíssimo risco”.
O especialista afirmou que há um “centro de baixa pressão extremamente profundo, que não estamos acostumados a ver” e que avançará pelo Sul do Brasil – e terá reflexos nas regiões Sudeste e Centro-oeste entre segunda (8) e terça-feira (9).
Nachtigall fez uma comparação entre a ocorrência do fenômeno no inverno, que já é capaz de causar transtornos mesmo com as baixas temperaturas, mas há um agravante: o Sul do país sofre com o calor excessivo, com temperaturas chegando perto dos 40°C – o que, segundo o especialista, é uma “combinação explosiva e de altíssimo risco de tempo severo que vai afetar vários estados”.
Há previsão de temporais isolados, que podem ser severos e causar transtornos, tanto por ventanias ou chuva de granizo, mas o maior risco, segundo o Metsul, é a ocorrência de vendavais, que podem ter rajadas acima de 100km/h.
