Após o recesso de final de ano, o campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon retomou na semana passada as atividades administrativas, com horário especial de funcionamento durante o mês.
Conforme informa o diretor do campus, Emerson Fey, neste período o expediente ocorre em turno reduzido de seis horas, das 8h às 14h.
A partir de fevereiro, o atendimento volta ao horário normal, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Mesmo com a maior parte dos professores e servidores em período de férias, diversos setores seguem em atividade.
As áreas administrativas e as estações experimentais continuam funcionando normalmente, garantindo o andamento das rotinas essenciais do campus.
Em relação ao calendário letivo, os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Letras (Português/Alemão, Português/Espanhol e Inglês) encerram o segundo semestre do ano letivo de 2025 no início de fevereiro.
Já os cursos de Agronomia, Educação Física, Geografia e Zootecnia concluem esse mesmo semestre apenas em julho de 2026.
Em função dessas diferenças, as formaturas neste ano ocorrerão nos meses de março e agosto.
Apesar de algumas turmas de final de curso ainda estarem ajustando o calendário, os estudantes do primeiro ao quarto ano desses cursos já estão com o ano letivo regularizado dentro do ano civil.
Esses ajustes, segundo a direção, são reflexo dos impactos provocados pela pandemia da Covid-19, que ocasionou atrasos e reorganizações nos calendários acadêmicos.
Uma das principais novidades para 2026 é a sincronização dos calendários letivos.
As aulas de todas as turmas terão início nos dias 9 ou 16 de março e, a partir deste ano, todos os cursos passarão a seguir o mesmo cronograma, o que traz mais segurança para o planejamento e a organização das atividades universitárias.
No âmbito administrativo, o início do ano é marcado por ações de planejamento e organização para dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão.
O campus também passa por um período de conclusão de reformas, além da previsão de início de novas obras, com o objetivo de garantir condições adequadas de infraestrutura.
Paralelamente, centros e colegiados realizam reuniões de planejamento, cursos de atualização pedagógica e organizam a recepção dos novos acadêmicos, prevista para março.
A Unioeste de Marechal Cândido Rondon reforça que permanece à disposição da comunidade local e regional, contribuindo com a formação de profissionais, o desenvolvimento de pesquisas, ações de extensão e prestação de serviços, cumprindo seu papel fundamental no desenvolvimento da região.
Ouça gravação com o diretor do campus, Emerson Fey
