Vereadores rondonenses ampliam mobilização para manter sede do BPFron no município

Legislativo promoverá reunião de autoridades e lideranças na segunda-feira (24)

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou, na sessão de ontem (17), dois requerimentos que reforçam a mobilização política dos vereadores em defesa da permanência da sede do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) no município. A medida busca evitar a transferência da unidade para Guaíra, conforme vem sendo noticiado pela imprensa, e garantir que a cidade continue sendo referência estratégica na segurança pública da região Oeste do Paraná.

Uma das ações previstas – através de iniciativa dos vereadores presidente, Valdir Sachser; 1º secretário, Coronel Welyngton; e Sargento Spohr – é uma grande reunião de autoridades e lideranças, agendada para o próximo dia 24, às 16h, no plenário da Casa de Leis.

Serão convidados a participar o prefeito Adriano Backes, os deputados Dilceu Sperafico, Hussein Bakri e Gugu Bueno, a diretoria da Associação Comercial e Empresarial (Acimacar), integrantes dos Conselhos da Comunidade e de Segurança, bem como os comandantes do BPFron, da 2ª Companhia da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Estadual, Ministério Público e Poder Judiciário.

O encontro terá como objetivo reunir esforços e deliberar sobre ações conjuntas a serem encaminhadas ao Governo do Estado. Os vereadores destacam que a o Batalhão é fundamental para o enfrentamento à criminalidade transnacional e para a manutenção da ordem pública em Marechal Cândido Rondon e região.

Outra iniciativa, esta apresentada em requerimento assinado por todos os vereadores, será o envio de ofícios ao governador Ratinho Júnior e ao secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, solicitando empenho máximo do governo estadual para manter a sede administrativa do BPFron em Marechal Cândido Rondon.

Os vereadores lembram que o Batalhão foi criado em 2012, sendo a sede em Marechal Cândido Rondon, com base na Lei Estadual 1.266/98. No requerimento, os parlamentares rondonenses se colocam à disposição do Governo do Estado para auxiliar na conclusão da obra da nova sede, atualmente paralisada por problemas técnicos.

Para o Poder Legislativo, a manutenção da sede do BPFron em Marechal Cândido Rondon garante resposta rápida às ocorrências, fortalece a integração com outros órgãos de segurança e gera impactos positivos na economia local, movimentando comércio e serviços. Além disso, a presença do Batalhão contribui para a sensação de segurança da população e para a atração de investimentos.