O Instituto Nacional de Meteorologia alerta sobre mudanças nas condições climáticas no Paraná e isso poderá afetar o início do plantio da soja da safra verão.
Termina hoje o período de 90 dias correspondente ao vazio sanitário da soja e, no Paraná, o zoneamento agrícola autoriza o plantio de soja a partir de amanhã.
De acordo com profissionais da área técnica, isso não significa que imediatamente os produtores possam fazer a distribuição de sementes no solo, porque alguns critérios importantes precisam ser levados em consideração.
Os produtores rurais devem ser cautelosos, pois nos próximos dias as chuvas vão ficar abaixo da média com clima seco e quente.
Segundo o Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Francisco de Assis Diniz, as precipitações previstas mais intensas para o sul do País não aconteceram no ultimo final de semana, e podem demorar mais alguns dias para retomarem a normalidade.
Os ventos estão muito fortes e estão impedindo a subida das frentes frias, com isso está chegando na parte do Rio Grande do Sul com o Uruguai e houve a diminuição da precipitação.
De acordo com o mapa de umidade do solo, é possível verificar que no sul do país as condições são favoráveis com 60 cm a 70 cm de umidade em profundidade do solo.
Por conta disso tudo, segundo o engenheiro agrônomo da Copagril, Genésio Seidel, não há necessidade de pressa para o plantio, o que permite ao agricultor tomar todas as medidas necessárias de precaução.