Conectado com

Agricultura

Zoneamento permite o plantio de soja a partir de amanhã no Paraná

O Instituto Nacional de Meteorologia alerta sobre mudanças nas condições climáticas no Paraná e isso poderá afetar o início do plantio da soja da safra verão.

 

Termina hoje o período de 90 dias correspondente ao vazio sanitário da soja e, no Paraná, o zoneamento agrícola autoriza o plantio de soja a partir de amanhã.

De acordo com profissionais da área técnica, isso não significa que imediatamente os produtores possam fazer a distribuição de sementes no solo, porque alguns critérios importantes precisam ser levados em consideração.

Os produtores rurais devem ser cautelosos, pois nos próximos dias as chuvas vão ficar abaixo da média com clima seco e quente.

Segundo o Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Francisco de Assis Diniz, as precipitações previstas mais intensas para o sul do País não aconteceram no ultimo final de semana, e podem demorar mais alguns dias para retomarem a normalidade.

Os ventos estão muito fortes e estão impedindo a subida das frentes frias, com isso está chegando na parte do Rio Grande do Sul com o Uruguai e houve a diminuição da precipitação.

De acordo com o mapa de umidade do solo, é possível verificar que no sul do país as condições são favoráveis com 60 cm a 70 cm de umidade em profundidade do solo.

Por conta disso tudo, segundo o engenheiro agrônomo da Copagril, Genésio Seidel, não há necessidade de pressa para o plantio, o que permite ao agricultor tomar todas as medidas necessárias de precaução.

 

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Compost Barn é tema de palestra hoje na Semana de Zootecnia da Unioeste

A programação da Semana Acadêmica de Zootecnica, no campus da Unioeste em Marechal Cândido Rondon, iniciada pela manhã com a mesa redonda “ Conflitos da área atuação e/ou responsabilidade do zootecnista no mercado de trabalho”, segue até o final da tarde de amanhã.

Logo mais 13 horas e 30 minutos, o medico veterinário Sandro Viechniesi, vai palestra sobre o tema “Compost Barn”.

A técnica consiste em um sistema que Barn visa reduzir custos de implantação e manutenção, melhorar índices produtivos e sanitários dos rebanhos e possibilitar o uso correto de dejetos orgânicos provenientes da atividade leiteira.

A palestra é gratuita e vai acontecer no auditório do Tribunal do Juri do campus local da Unioeste.

Continue Lendo

Agricultura

Só 15% dos produtores rurais do Estado atualizaram cadastros na Adapar

A menos de 10 dias para o fim da Campanha de Atualização do Rebanho no Estado, apenas 15% dos produtores rurais já prestaram as informações necessárias à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná.

Dos 244.500 produtores que precisam fazer o cadastro, somente 36.800 já cumpriram com a obrigação, ou seja, 15% do total.

No total ainda faltam 207.600 pecuaristas e a penalidade para quem não fizer o cadastro inclui bloqueio das atividades pecuárias e multa.

Por enquanto as regionais que mais fizeram cadastros são as de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, Guarapuava e Francisco Beltrão.

O prazo para fazer a atualização do rebanho começou a correr no dia 1º de novembro e vai até o último dia deste mês .

O procedimento é obrigatório para todos aqueles que tenham animais com interesse econômico no Estado e isso vale, portanto, para todas aquelas atividades que necessitam da chamada Guia de Trânsito Animal .

A exigência do cadastro foi implantada como parte das ações que substituem a vacinação obrigatória de bovinos e bubalinos contra febre aftosa.

A Instrução Normativa 47, da Adapar, previu a suspensão da vacina para esses dois grupos de animais, que acontecia em duas fases anualmente.

O médico veterinário da Adapar em Marechal Cândido Rondon, Loreno Egidio Tafarel, reforça a campanha e alerta para o prazo final que é 30 de novembro..

 

Continue Lendo

Agricultura

Rondonenses vão participar do encerramento do curso de Empreendedor Rural

Nesta sexta-feira acontece o grande evento do empreendedorismo rural paranaense, quando milhares produtores irão se reunir no Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais, no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba .

Na ocasião, serão anunciados os projetos vencedores do Programa Empreendedor Rural 2019, parceria entre Sistema FAEP/SENAR-PR, Sebrae e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná.

Neste ano, a programação do evento segue o tema “Liderança Rural”, com o objetivo de ressaltar a importância da representatividade no campo e discutir as relações entre poder de liderança e iniciativa empreendedora.

Está programada uma palestra com o pesquisador Zander Navarro, mestre em sociologia rural e doutor em sociologia, que atua em áreas como desenvolvimento agrário e rural e organizações rurais.

Navarro irá abordar os desafios e oportunidades da agropecuária brasileira, temas que se refletem em algumas de suas publicações, como:“A agricultura brasileira: desempenho, desafios e perspectivas”; “Agricultura familiar: é preciso mudar para avançar”; e “O mundo rural no Brasil do século 21: a formação de um novo padrão agrário e agrícola”.

Está prevista no evento, ainda, a presença do vice-governador do Paraná e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, Darci Piana; do diretor superintendente do Sebrae-PR, Vitor Roberto Tioqueta; e do presidente da Fetaep, Marcos Brambilla.

A temática do evento está conectada com o Programa de Sustentabilidade Sindical do Sistema FAEP/SENAR-PR, iniciativa que vem promovendo uma série de estratégias para a formação de novos protagonistas do campo e o estreitamento dos elos do sistema associativo.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon, Edio Chapla, um ônibus partirá hoje a noite para levar produtores locais ao evento…..

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.