Campanha Maio Amarelo 2020 acontece de forma digital em Marechal Rondon

A ação será desenvolvida em sites, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas

Devido à pandemia do novo coronavírus, onde a população está sendo orientada a ficarem em casa, quando possível, o volume das entregas aumentou e a responsabilidade no trânsito também.

Com o apoio do Observatório Nacional de Segurança Viária, a campanha digital do Maio Amarelo 2020 tem como tema “Perceba o risco. Proteja a vida”. É voltada, especialmente, para os profissionais que prestam serviços essenciais para o país e será totalmente digital no mês de maio deste ano.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Coronel Welyngton Alves da Rosa, a ideia é disponibilizar informações e orientações que auxiliem na proteção e na facilidade do trabalho e da vida dessas pessoas. “A saúde dos caminhoneiros, motociclistas e ciclistas entregadores deve ser preservada e seu trabalho valorizado”, destaca.

A preocupação do prefeito Marcio Rauber é que as campanhas educativas não parem durante a pandemia, as quais aliadas ao incansável trabalho de melhorias no trânsito colaboram para a redução drástica dos acidentes com óbitos no local. Em 2016 ocorreram 9 mortes no trânsito rondonense. Este número passou para apenas uma pessoa em 2019. Portanto, em um comparativo durante os últimos anos, tivemos uma redução expressiva de 90%. “É um ano diferente, mas o trabalho de conscientização não pode parar. Vamos usar a tecnologia para debater e conscientizar a população sobre a violência no trânsito, que este ano tem como público-alvo os profissionais que prestam os serviços essenciais para todo o nosso país durante a pandemia”, explicou o mandatário municipal.

A diretora da Secretaria de Mobilidade Urbana e coordenadora do Movimento Maio Amarelo em Marechal Cândido Rondon, Adriane Kappes Vorpagel, lembra que as ações do Maio Amarelo 2020 são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 26 países. “Apesar do isolamento social, os acidentes continuam a ocorrer e, por isso, usaremos as redes sociais para dar visibilidade a esse movimento e promover de forma inovadora essa conscientização, tendo como foco os serviços que não podem parar. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação”, acrescentou Adriane.

A campanha será desenvolvida em sites, pelas redes sociais ou mesmo pelos aplicativos de mensagens instantâneas, com ajuda dos apoiadores do Movimento Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Policia Rodoviária Estadual, Policia Rodoviária Federal, BPFRON, Polícia Civil, SESC, JCI, Detran, Rotary’s, Lions, CONSEG, Cojem, Codemar, Acimacar, Centro de Formação de Condutores, Empresas Públicas, Comunidade Escolar, Grupos de Serviços, entidades de apoio, imprensa e empresas privadas.

“O Maio Amarelo levará a mensagem de um trânsito seguro mesmo sem o encontro de pessoas em 2020”, finalizou a coordenadora do movimento no município.

Fonte: Assessoria