Combater os roubos de caminhonetes na região Oeste do Paraná, segundo o delegado de Polícia Civil de Mal. Cândido Rondon, Rodrigo Baptista Santos, é um dos grandes desafios da segurança pública regional.
Há cerca de oito meses como titular da 47ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Marechal Cândido Rondon, Rodrigo Baptista Santos, será entrevistado em “A Personalidade da Semana”.
Além de fazer uma avaliação do trabalho desenvolvido até então, o delegado também vai revelar a estrutura da Polícia Civil na comarca e destacará ações necessárias para fazer frente a criminalidade.
Apesar de a estrutura carcerária ter melhorado com a vigilância passando a competência exclusiva do Departamento Penitenciário, ele acha precária e ultrapassada a cadeia pública local.
Em nível de Brasil, o delegado considera que faltam projetos para a ressocialização dos presos e uma melhor divisão de espaços para separar os presos mais perigosos dos demais.
Em se tratando de Marechal Cândido Rondon, Rodrigo Baptista Santos se diz espantado com o elevado índice de suicídios e também dos casos de violência contra as mulheres.
Quanto as ocorrências envolvendo menores infratores, o delegado cita que diminuiu consideravelmente os números, ao contrário das situações envolvendo arrombamentos e demais furtos.
Dentre outras questões, em “A Personalidade da Semana” o chefe da 47ª Delegacia Regional de Polícia Civil falará sobre o projeto anticrimes elaborado pelo ministro Sérgio Moro.
Ele também abordará a polêmica decisão do Supremo Tribunal Federal de acabar com a prisão após condenação em segunda instância, ou seja, até que todos os recursos tenham sido cessados.
Quanto ao caso mais grave nesses oito meses de Marechal Cândido Rondon, o delegado aponta o incêndio criminoso registrado recentemente em Mercedes, que matou uma jovem e deixou um rapaz ferido gravemente.
Acerca das investigações, revela que elas estão bastante adiantadas, a intenção dos envolvidos era de fato assassinar a jovem e a autoria e motivação estão bem próximas de serem desvendadas.
Uma das grandes preocupações do delegado Rodrigo Baptista Santos diz respeito as constantes ações de marginais na prática de roubos de caminhonetes no município e região…