Enem termina com 27,19% de ausentes, menor taxa desde 2009

O Exame Nacional do Ensino Médio terminou ontem e, ao todo, estiveram presentes nesse segundo dia de aplicação, 3 milhões e 700 mil do total de 5 milhões e 100 mil candidatos inscritos.

Aqueles que faltaram ao exame correspondem a 27,19% do total.

Os números foram divulgados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub, houve a menor abstenção de todos os tempos, tanto no primeiro dia, quanto ontem.

A porcentagem de abstenção no segundo dia superou a menor taxa até então, que era a de 2015, quando 27,33% dos candidatos inscritos não compareceram ao exame.

A taxa do primeiro dia, que foi 23,1% superou a de 2018, até então a mais baixa, que foi de 24,76%.

A contagem é feita desde 2009, quando o exame foi reformulado para selecionar estudantes para universidades brasileiras.

No total, foram eliminados, no Enem, 747 participantes, sendo 371 candidatos no segundo dia de exame e 376 pessoas no primeiro dia. Esses participantes descumpriram as regras do exame.

Neste ano, as regras de segurança ficaram mais rígidas.

Participantes cujos celulares ou quaisquer outros objetos eletrônicos emitissem som foram eliminados, mesmo que esses aparelhos estivessem dentro do envelope porta-objetos que é entregue a cada participante e fica lacrado durante a aplicação.

Os gabaritos oficiais serão divulgados nesta quarta-feira.