Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio da Secretaria de Assistência Social, e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Rondonense (COMMUR), dá início, a partir desta quinta-feira (20), à “Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

A mobilização, de alcance mundial, inicia no Dia da Consciência Negra (20 de novembro), reconhecendo a dupla vulnerabilidade enfrentada pela mulher negra, e segue até 10 de dezembro, data em que se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

No município, a campanha conta com ações simbólicas e informativas, como a colagem de adesivos em banheiros femininos, com QR code que direciona ao portal do município, onde é possível encontrar orientações sobre prevenção e cuidado. Também serão colados cartazes em murais públicos e privados, alertando a população sobre a urgência e a importância do tema.

A iniciativa reafirma o compromisso do município com o cumprimento da Lei nº 5.610, de 25 de agosto de 2025, que determina a obrigatoriedade de disponibilizar, no portal da administração pública direta e indireta, canais que facilitem denúncias de violência contra a mulher. A medida busca fortalecer os mecanismos de proteção e ampliar o acesso à informação e ao apoio para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Segundo a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Andria Backes, a mobilização tem como propósito sensibilizar, informar e engajar a sociedade. “A prevenção e o enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres é um compromisso de nossa administração”, afirma Andria.