Escolas da rede estadual elegem nova direção nesta terça-feira (02)

Foto: Lucas Fermin/SEED-PR

Em Marechal Rondon eleição ocorre em sete educandários

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná realiza nesta terça-feira a “Consulta Diretores” que integra o processo de escolha de diretores das escolas estaduais para o ano letivo de 2026.

A votação será realizada nas próprias escolas das 7 às 21 horas, exceto nos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) e suas Ações Pedagógicas Descentralizadas que terão início às 7 e término às 22 horas .

A escolha dos diretores ocorre por voto direto, secreto e facultativo, com participação de alunos a partir de 16 anos, pais ou responsáveis e servidores da escola.

Para votar, basta comparecer ao colégio portando documento oficial com foto.

O processo é conduzido por comissões consultivas formadas por representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar entre eles, professores, funcionários, pais e alunos, sob coordenação das Comissões Consultivas Central e Regionais da Secretaria.

A definição dos novos diretores acontece a cada quatro anos, no segundo semestre do último ano do mandato vigente.

Neste ano, são 1.452 candidatos habilitados a ocupar o cargo de diretor em 1.115 colégios da rede estadual de ensino.

Participam como candidatos os professores e funcionários efetivos da rede estadual e também professores contratados em Regime Especial/PSS , somente nas escolas do campo e das ilhas, quando não houver servidor efetivo inscrito, que cumpram todos os requisitos previstos nos editais.

No restante das escolas que integram os modelos cívico-militar, integral, parceiro da escola, colégios da polícia militar, indígenas, quilombolas e escolas conveniadas, a definição é feita por indicação da Seed-PR.

O resultado da consulta será divulgado no dia 19 de dezembro pela Seed-PR e os futuros diretores deverão tomar posse para iniciar o mandato no dia 2 de janeiro de 2026.

Em todo NRE de Toledo, 47 das 90 escolas passarão pelo processo de consulta.

Em Marechal as escolas são:

Colégio Estadual Eron Domingues, três candidatos: Alexandro Andre Patera de Barcelos, Edson Luis Stroparo e Leandro Junior Hermes.

No Colégio Dealmo Selmiro Poersch, de São Roque, Neide Inês Sauer Bottoni.

Colégio Estadual de Margarida: Deisi Patricia Johann.

Colégio Nilso Franceski, de Iguiporã: Ana Paula Hilger Wolfart.

Colégio Estadual de Novo Três Passos: Marcia Cristina Wagner.

Colégio Estadual Capitão Heitor Mendes, de Porto Mendes: Jonas Kemp.

Colégio Estadual Zulmiro Trento, de Novo Horizonte: Queila Fernanda Borges da Silva.