A Polícia Militar do Paraná (PMPR) iniciou uma série de vídeos com foco na orientação e prevenção ao crime de estelionato, com o objetivo de alertar a população sobre golpes cada vez mais comuns praticados no ambiente digital em Toledo e região. No episódio divulgado nesta semana, a Corporação aborda o chamado golpe do “falso intermediário”, que envolve negociações de compra e venda de bens pela internet.
De acordo com a Polícia Militar, os criminosos se passam por intermediadores da negociação e utilizam redes sociais e aplicativos de mensagens para enganar tanto compradores quanto vendedores. O golpe ocorre, geralmente, quando o comprador é induzido a realizar o pagamento para a conta bancária de um terceiro, enquanto o vendedor acredita que o valor será transferido corretamente para sua própria conta após a conclusão da venda.
A Corporação alerta que é fundamental desconfiar de intermediários não solicitados e de ofertas com valores muito abaixo do mercado.
Outra orientação é evitar negociações apressadas, confirmar todos os dados pessoalmente antes de entregar o bem, especialmente veículos, e verificar se o valor foi efetivamente creditado na própria conta bancária, e não em contas de terceiros.
A Polícia Militar do Paraná reforça que ações educativas como essa fazem parte do trabalho preventivo da instituição e destaca a importância da atenção e da cautela da população para evitar prejuízos financeiros, reforçando o lema de que a Polícia Militar do Paraná trabalha diariamente para fazer a diferença na segurança da sociedade.