A safra de grãos do Paraná está tendo a colheita encerrada com aumento de 3% na produção em relação à safra passada, para um total de 36 milhões e 300 mil toneladas.
É quase um milhão de toneladas de cereais a mais produzidos no Estado, segundo levantamento do Departamento de Economia Rural, Deral, da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.
Segundo o diretor do Deral, Salatiel Turra, a produtividade do milho de segunda safra foi importante para o resultado positivo..
A safra de grãos de verão, que está sendo plantada, poderá ser até 19% maior que a do ano passado e chegar a 23 milhões e 400 toneladas, sendo que o cultivo de soja representa 90% da área plantada neste período.
O diretor do Deral afirma que a expectativa é manter o crescimento geral da produção.
Para a safra de grãos de verão deste ano, a seca volta a ser uma preocupação, exceto nas regiões Central e Sul, que já tem situação hídrica normalizada.
Para a produção da soja, o Deral estima um volume de 19 milhões e 800 mil toneladas, aumento de 23% sobre safra passada.
Em relação ao milho, a área plantada nesta época é pequena, pela preferência dos produtores pela soja.
A área plantada de milho deve ser 6% menor que da safra passada, com 338 mil hectares, porém, a produtividade deve ser mantida em 3 milhões e 100 mil toneladas.
Em relação às outras culturas em destaque, o feijão tem 84% da área plantada, mas com área 6% menor em relação ao ano passado, no entanto, a expectativa é de aumento na produtividade, com estimativa de produção de 305 mil toneladas, volume 24% maior que o da última safra.
A mandioca deve ter 134 mil hectares de área plantada e aumento de 3% na produção.
Já a cevada, que está ganhando importância no Estado, deve ter aumento de 8% na área plantada e produção estimada de 244 mil toneladas.