PM rondonense já registrou 156 casos de violência contra a mulher em 2025
Em requerimento de iniciativa dos vereadores Welyngton Alves da Rosa (Coronel Welyngton) e Marcos Spohr (Sargento Spohr), e com aprovação unânime dos demais edis, o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondos vai solicitar que a Polícia Militar do Paraná empenhe esforços para implantar, em Marechal Cândido Rondon, a Patrulha Maria da Penha.
A iniciativa visa fortalecer a proteção às mulheres em situação de violência doméstica, especialmente aquelas que possuem medidas protetivas em vigor. Segundo Coronel Welyngton e Sargento Spohr afirmam no requerimento, “os casos de agressão têm aumentado significativamente, tornando urgente a implementação de um acompanhamento preventivo periódico e ações diretas de fiscalização das medidas judiciais”.
Em 2023, foram registradas 241 ocorrências de violência contra a mulher no município. No ano passado foram 237 e, nos quatro primeiros meses de 2025, já foram notificados 156 casos.
A Patrulha Maria da Penha é composta por equipes especializadas da Polícia Militar, que realizam visitas preventivas e pós-delito com base em boletins de ocorrência ou denúncias anônimas. Além do contato com vítimas e autores, o programa também promove palestras e participa de redes de proteção.
O requerimento será encaminhado aos comandantes do 19º BPM em Toledo e do 5º Comando Regional da Polícia Militar em Cascavel, solicitando providências para viabilizar a iniciativa no município.
“O objetivo é reforçar a segurança das mulheres e garantir um suporte mais eficiente às vítimas de violência doméstica”, concluem Coronel Welyngton e Sargento Spohr.