Desânimo no campo: estiagem compromete desempenho do milho da safrinha

A colheita de soja 2019/20 no Paraná atingiu nesta semana 75% da área plantada, porém, as atenções da agricultura estão voltadas aos produtores que já efetuaram o plantio do milho da safrinha.

 

Segundo informações repassadas ontem pelo Departamento de Economia Rural, o ritmo dos trabalhos segue à frente do verificado em igual período da safra anterior, quando 72% da área plantada com soja haviam sido colhidos.

Os trabalhos ganharam ritmo com um tempo mais seco após um plantio mais tardio em 2019/20 e a situação dos grãos se manteve positiva, com 93% da safra apresentando boa condição e 7% média.

O Deral, órgão ligado a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estima que o Paraná obtenha uma safra recorde de 20 milhões e 360 mil toneladas de soja em 2019/2020.

Já o plantio da segunda safra de milho atingiu 90% da área projetada, avanço de 6 pontos na comparação com a semana passada, com a condição da grande maioria das lavouras sendo considerada boa.

Na mesma época da safra passada, 94% da área projetada para o milho da safrinha haviam sido plantados, e, segundo estimativa inicial, a produção deverá atingir 12 milhões e 400 mil toneladas.

Em se tratando da microrregião de Marechal Cândido Rondon, após uma colheita recorde de soja para grande parte dos agricultores, a situação do milho recém plantado é de desânimo.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural Patronal, Edio Chapla, o problema é que a falta de umidade no solo está comprometendo o desempenho do milho 2º safra….