Segundo Simepar, este é o estágio inicial da formação de um tornado, que só se transforma no fenômeno caso alcance o solo e provoque ventos fortes. Registro aconteceu em Arapongas, no norte do estado.
Uma nuvem funil foi registrada neste final de semana na área rural de Arapongas, no norte do Paraná. Veja as imagens acima.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), este é o terceiro registro no estado em menos de um mês. Outros foram vistos em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, em Paulo Frontin, no sul do Paraná.
O meteorologista Samuel Braun explica que a nuvem funil recebe este nome por ter a aparência afunilada a partir da base de uma nuvem pesada, do tipo Cumulonimbus ou Cumulus, formada por uma coluna de ar que gira.
Segundo Braun, este é o estágio inicial da formação de um tornado, que só se transforma no fenômeno caso alcance o solo e provoque ventos fortes.
“Elas tendem a ocorrer quando a atmosfera se encontra muito instável, e são formações mais comuns em células de tempestade. Contudo, elas ocorrem com certa frequência no estado, principalmente nesta época de primavera e verão”, explica o meteorologista.
A Defesa Civil de Arapongas informou que não houve o registro de danos.
